Há cerca de quarenta e poucos anos, quando comecei a dar os primeiros pontapés na bola, as coisas eram bem diferentes.

O nosso “campo” era um qualquer pedaço de terra ou de alcatrão mais ou menos direito em que a inclinação do terreno era apenas um pormenor e as pedras ou as mochilas serviam de balizas.

Hoje em dias tudo se modificou e as condições para a prática do futebol em geral são muito boas.

Trocaram-se os pelados pela relva artificial ou quando se pode, e muito bem, pela relva natural.

Os custos de manutenção e as condições atmosféricas ditaram a moda dos relvados sintéticos que admitem cargas horárias de utilização em excelentes condições impensáveis nos naturais. Com eles vieram algumas lesões nos joelhos devido á escolha incorreta das chuteiras apropriadas ao piso mas infelizmente os constantes apelos publicitários sobrepõem-se á saúde dos atletas.

Sem dúvida que a tecnologia e a evolução torna cada vez mais a relva artificial quase natural, gastando-se muito menos água, evitam-se os buracos e as peladas características dos campos naturais.

Nestas condições, quase ideais cada vez mais cedo, as crianças tem acesso a um treino especializado e metódico.

Cada vez mais vemos meninos com 4 ou 5 anos a iniciar a sua experiência desportiva no mundo do futebol.

Por um lado este é o caminho do futuro mas por outro lado perde-se o futebol de rua sem regras que trás a MAGIA ao Futebol. A imprevisibilidade, a vontade de fazer golos de qualquer maneira e de qualquer lado.

Hoje em dia aplicam-se métodos e táticas muito elaboradas e com princípios muito próximos dos métodos aplicados nos seniores.

Quanto a mim de modo errado, estereotipando demasiado cedo os jogadores condicionado a forma futura de atuação dos atletas.

Em tenra idade a liberdade deveria ser maior dando asas á criatividade beneficiando todos nós com esta atitude, cada vez mais se vê a falta de jogadores que vão para cima do defesa e faça a diferença no 1×1.

Estamos na era do passe e receção e posse de bola, dificilmente alguém arrisca no 1×1, cruzamentos para a área contam-se pelos dedos e o ponta de lança quase que é uma figura decorativa salvo algumas exceções.

Estaremos a trabalhar bem na formação?

Esta é uma resposta difícil de responder com resultados práticos aferidos a médio prazo.

O Futebol é um jogo em constante mudança e adaptação a novas modas, métodos e esquemas tácitas mas em nome da evolução teremos de perder a MAGIA DO FUTEBOL?

Claro que cada Português é um potencial treinador, já dizia José Mourinho.

Acho que devemos deixar este assunto para os entendidos na matéria (treinadores) e acreditar que adotam os melhores métodos e técnicas para continua a formar bons jogadores em Portugal mas por favor não acabem com a MAGIA no Futebol que alimenta a paixão de tantos milhões de adeptos que vibram com os Cristianos Ronaldos, Nanis, Varelas, Hugos Moutinhos e tantos outros.

VIVA o FUTEBOL e a sua MAGIA!