Queridos e queridas leitores e leitoras é com redobrado gosto que eu, José Maria Finório, mais uma vez agarro no meu Tablet de última geração, para escrever mais uma daquelas crónicas que me dão um gozo enorme a escrever e muitas dores de cabeça ao meu diretor a quem são dirigidos os mais veementes protestos, sempre injustos e sem razão, pelo menos na opinião deste simples e humilde cronista. Por isso, aqui fica uma informação a todos os que se sentam azia com estes textos: O Finório tem um e-mail para onde podem reclamar, acusar, desabafar, protestar e todas as coisas acabadas em ar que a vossa imaginação gizar: ze@odivelasnoticias.pt. Assim deixo também o premente apelo para pouparem o senhor diretor e zurzirem no correio electrónico do Zé tudo o que lhes aprouver.

 

Posto isto, vamos então cronicar os resultados das caçadas gambuzinásticas por terras da Marmelada arco-íris pois cá o Zé já a viu em várias cores. Não, azul e verde ainda não vi mas do amarelo ao laranja já vi quase tudo.

 

Esta já tem umas semanitas mas que querem, às vezes o Zé tem laivos de repartição pública e demora a dar despacho ao expediente. Também com tanto e-mail e tantos assuntos um homem não é infalível. Com as devidas desculpas ao leitor que me mandou a dica e está sempre a perguntar quando sai vamos então ao facto: Na primeira reunião do novo executivo municipal a senhora vereadora Sandra Pereira não esteve presente. O Zé percebe. Com pelouros de tanta responsabilidade e que ocupam tanto tempo é natural que não tenha conseguido arranjar um furinho na agenda para ir à reunião. Se calhar a mestrada presidenta devia providenciar mais uns assessores, adjuntos e similares para ajudar a senhora vereadora.

 

Como o Zé sabe que muitos dos VIP’s e políticos de Odivelas e até homens com responsabilidade na comunicação social local são maçons resolveu, de quando em vez,  falar também desse seguimento tão importante da sociedade portuguesa. Há por Odivelas um conhecido personagem politico-literário que já foi maçon mas agora não é porque foi expulso com justa causa, na humilde opinião deste cronista. Tanto quanto o Finório conseguiu perceber, o dito cujo senhor foi abrir uma loja na Madeira e aquilo correu mal e desapareceram 4 mil euros. Com um afilhado em altos cargos ainda apelou aos seus bons serviços para não teve sorte nenhuma.

Uma outra boa deste senhor foi querer ser Conde de Famões e arranjar umas falsificaçoeszitas de documentos. Mas como o D. Duarte não anda distraído deu-lhe com os reais pés.

 

Eh pá já vou quase no fim e ainda não dei parabéns a ninguém. Será que esta semana não houve merecedores dos encómios do Zé? Claro que houve. Para já a freguesia da Pontinha que está quase nos trinta. Depois os homenageados com a Medalha de Honra da Freguesia embora em alguns casos o Zé tenha uma certa dificuldade em perceber os fundamentos da atribuição. Mas tudo bem, quem manda pode e quem pode atribui…

Parabéns também para a Lucília Bahleixo. Nunca tinha visto uma dança ao som do Fado mas adorei a dança e sublinho a intenção. E já que estou numa de parabéns então cá vão também para o Rui de Sousa que o Zé conhece desde que ele andava quase de fraldas. Bom, não exageremos, quase de fraldas não mas de calções no Grupo Coral dos Pequenos Cantores da Pontinha que na altura eram mesmo pequenos. Também gostei de o ver nas bandas onde participou e agora, depois de muitos anos sem lhe pôr a vista em cima voltei a gostar de o ver cantar, e se calhar encantar, a plateia selecta desta sessão solene.

 

Bom, como já chega de parabéns vou agora dar votos de rápidas melhoras. É verdade, o senhor ex-presidente da Junta de Freguesia de Famões e agora substituto legal da senhora presidenta da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, António Rodrigues de seu nome, está doentinho. Parece que andou a tomar conta dos Bombeiros da Pontinha enquanto estes cortavam umas árvores na Escola Básica Dr. Mário Madeira e, como a ventania era grande, apanhou um resfriado. E, parece que não é coisa pouca pois até impediu o senhor de participar num ato tão importante como foi a Sessão Solene do 29º aniversário da Pontinha, onde temos a certeza que faria questão de estar.

 

Ainda falando na Pontinha. Hoje 05 de Dezembro, José Francisco Guerreiro faria 73 anos. Conheci bem este alentejano genuíno, amigo do seu amigo, homem de cultura e do povo e que desempenhou bem, durante 14 anos o papel de presidente da Junta de Freguesia da Pontinha, na opinião do Zé. Confesso que tenho saudades…

Onde quer que estejas, Guerreiro, aceita os parabéns do Zé.

 

E para terminar no tom certo, ou seja, em cima de Si sem , cai vai mais uma setinha… A campanha eleitoral autárquica terminou a 27 de setembro e a CDU e o PSD ainda não tiveram tempo de tirar os cartazes de campanha que conspurcam o concelho. Já aqui falei nisto mas ninguém me ouviu. Adaptando um conhecido fado não vou cantar até que a voz me doa mas vou teclar até não ter força nos dedos. Não se faz. Respeitem os vossos eleitores e os dos outros. OK?.

 

E assim, está gambuzinado por agora e portanto é tempo de novas caçadas. Volto para a semana, ou não.

 

Gambuzino ao saco… Gambuzino ao saco.