Durante o mês de fevereiro a Missão Reciclar, ação de sensibilização da Sociedade Ponto Verde esteve no concelho de Odivelas. os resultados obtidos foram apresentados no dia 28 nos Paços do Concelho, numa sessão que contou com a presença da edil de Odivelas, Susana Amador; do diretor geral da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins; da administradora executiva da Valorsul, Madalena Presumido, do vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins e do presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita.

Segundo os dados recolhidos através de um questionário realizado em 10.932 habitações, mais de metade dos inquiridos (51%) faz a reciclagem das embalagens usadas.

A Missão Reciclar tem como objetivo converter todos os que ainda não reciclam em separadores totais (que separam todos os tipos de embalagens) e clarificar as regras de reciclagem a todos os que reciclam. Durante a ação foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, mais de 7.500 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.

Quando questionados sobre a razão para a não separação doméstica do lixo produzido, os 49% de inquiridos que ainda não faz a separação referiram a  falta de recipientes domésticos para o efeito (42%), a noção do excessivo trabalho pessoal/familiar implicado (11%) e a distância ao ecoponto (14%).

Em 2013, a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem no total do país mais de 382 mil toneladas de resíduos de embalagem no âmbito do fluxo urbano, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.

A Missão Reciclar decorre em parceria com os Municípios e os Sistemas Municipais e pretende continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os seus resíduos de embalagem.

Missão reciclar 2

 

Fotografias: GC/CMO