O passado dia 24 de Março foi o Dia Mundial da Tuberculose, uma doença que inevitavelmente nos remete ao passado onde foram ceifadas muitas vidas graças à sua propagação e escassos recursos da medicina. No entanto o fantasma da tuberculose ainda nos assombra, não tendo sido extinto mas apenas controlado. A tuberculose assume valores significativos, estimasse que além dos casos que são reportados e que entram na estatística existem os que não são do conhecimento público e que ficam no oculto, o que evidencia ainda mais a extensão da doença no mundo.

Importa salientar que a tuberculose é uma doença infeciosa, causada pela presença de uma bactéria no organismo, sendo a sua forma mais frequente a que afeta os pulmões, embora possa afetar a laringe, ossos, pele, intestinos, rins, sistema nervos, etc. O poder de propagação e resistência desta bactéria torna ainda hoje difícil a sua eliminação da panóplia de doenças infeciosas existentes.

Dado ser uma doença altamente contagiosa, que se propaga através dos aerossóis expelidos (tosse e espirros), é possível determinar medidas de controlo que permitam uma serie de cuidados com vista a alertar a sociedade na sua forma de ser e estar. É de referir que a transmissão desta doença se encontra relacionada com fatores associados ao grau de infeção existente no doente, à quantidade de aerossóis expelidos e à duração da exposição do outro indivíduo à mesma.

Outrora o isolamento dos doentes consistia numa forma eficaz de controlo da sua propagação, a verdade é que os meios quer da organização social quer da medicina eram limitados. Atualmente atua-se na base da prevenção, pelo que é obrigatório a vacina BCG que reduz a possibilidade de contração da doença. Existe toda uma serie de cuidados a ter que se encontram nas ações de sensibilização em vários locais de aglomeração de indivíduos, tal como Hospitais, Farmácias, Escolas, Empresas, etc.

Entre os sintomas mais comuns da tuberculose, podemos destacar a presença de tosse com secreção, febre, suores noturnos, ausência de apetite, cansaço, dores musculares, emagrecimento e dificuldade respiratória. Alguns sintomas são similares aos da gripe, sendo que muitos indivíduos os negligenciam pois facilmente se cura uma gripe em casa. É pois importante que se recorra a meios hospitalares por forma a fazer o despiste como medida preventiva para o individuo e sociedade envolvente.

Se as barreiras de controlo da tuberculose entrarem em colapso, a sociedade facilmente cede à doença e ocorreram tantas mortes como outrora, dado ser um ciclo vicioso.