Na sexta-feira, 28 de Março, o Clube Atlético e Cultural (CAC) promoveu uma conferência de imprensa para apresentação oficial da XXXIII edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil. O evento decorreu no salão nobre da sede da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões e contou com a presença de várias entidades autárquicas e ligadas ao desporto .

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, patrono desta edição, não esteve presente por motivos imprevistos tendo-se feito representar pelo seu vereador do Desporto Jorge Máximo. Também a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, Não pode estar presente fazendo-se representar pelo vereador do Desporto Paulo Cesar Teixeira.

Vítor Cacito, presidente da direção do CAC abriu a conferência explicando alguns aspetos do torneio e as dificuldades que uma organização desta dimensão implicam para um clube como o seu e afirmou ser este o último torneio em que está envolvido como presidente do clube anunciando a sua intenção de não se recandidatar nas próximas eleições do clube.  «Vou dar oportunidade aos 50 presidentes de bancada existentes no CAC de fazerem melhor do que eu tenho feito».

O orador seguinte foi o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo que referiu o seu gosto especial pelo futebol de formação e enalteceu o trabalho importante do CAC nesta área bem como a importância do torneio que extravasa os territórios de Lisboa e Odivelas, sublinhando o facto de o CAC dar uma componente solidária a este evento. Manifestou a sua vontade de que Lisboa faça parte do Ranking das Cidades Desportivas e o desejo de que a final do torneio fosse um dérbi dos dois clubes lisboetas.

Paulo César, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas considerou que o apoio da autarquia lisboeta engrandece o torneio manifestando a sua opinião de que os árbitros não são protegidos em Portugal, dando alguns exemplos. O orador sublinhou também a componente solidária do torneio e comentando a anunciada demissão de Vítor Cacito referiu sempre lhe ter dito que a caminhada seria difícil e elogiou a capacidade e ambição do presidente do CAC de sonhar mais alto. O vereador disse ainda que apesar das dificuldades e dos tempos difíceis a Câmara de Odivelas estará sempre pronta para apoiar, embora reconhecendo que não tem sido fácil.

Susana Mendes, vogal do Desporto da Junta de Freguesia de Carnide sublinhou o facto de, na sua freguesia, junta e clubes serem parceiros responsáveis e conscientes o que contribui para o sucesso desportivo e que em Carnide o Desporto de formação faz parte da educação e da cultura e é uma prioridade.

Corália Rodrigues, presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões também sublinhou a importância do CAC e deste torneio, bem como do Regimento de Engenharia 1 que colaborou na remoção de terras do complexo desportivo do clube e manifestou o seu protesto contra a decisão governamental de retirar da Pontinha esta unidade militar.

Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa afirmou que este torneio é uma referência nacional e internacional e que, apesar de uma organização amadora é um evento altamente profissional. O presidente da AFL lembrou que 90% da atual equipa do Ajax jogou no torneio do CAC em 2002.

José Gomes, da Associação Portuguesa de árbitros de Futebol sublinhou também a importância do torneio e afirmou que a sua associação tenta sempre trazer ao evento os melhores árbitros portugueses.

O representante do Concelho de Arbitragem da Federação Portuguesa de futebol disse ter apitado nas primeiras edições do torneio, ainda na Paiã e que para os árbitros é um privilegio arbitrar no torneio do CAC, bem como um dever apoiar os clubes em tudo o que seja formação.

O representante da Gastagus, a instituição que este ano é apoiada pelo torneio, e que já foi jogador do clube, explicou os objetivos da sua instituição, voluntariado nos PALOP’s referindo o orgulho da instituição por estar ligada a um torneio com a qualidade deste.

Eduarda Marques, presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto, em representação do Secretário de Estado, sublinhou o grande dinamismo que carateriza o CAC e as associações ligadas ao Desporto e à Juventude, bem como a sua vitalidade que contrasta com o alheamento de alguns políticos.

A oradora reconheceu a grande capacidade do CAC em promover «Um dos melhores torneios do país» e expressou o reconhecimento da IPJD a todos os que permitem a realização do torneio.

 

 

DSC_0258

DSC_0267