Pois é caros leitores… Fair Play…

Sim, palavra muito utilizada no desporto e em particular no futebol mas com pouca credibilidade na prática.

Então vejamos o que efetivamente se passa…

A TV é um dos meios mais importantes na comunicação atualmente a par com a Internet.

Vemos uma serie de barbaridades antijogo e anti Fair Play levadas á prática por jogadores, treinadores e dirigentes e outros intervenientes diretos no jogo propriamente dito.

A bola que saí do recinto de jogo para assistência a um jogador e que é recolocada em jogo com um pontapé que remete a bola para 50 mt à frente de onde saiu. Belo exemplo de Fair Play…

As constantes trocas de palavras entre bancos que em nada beneficiam o jogo, aliás na maior parte das vezes é o rastilho para uma cena de agressões verbais e físicas no final e durante o jogo.

Exemplos é o que não faltam por aí ao mais alto nível no futebol mundial.

As conferências de imprensa explosivas que em nada beneficiam este grande espetáculo que é o futebol, antes e depois dos jogos transmitindo uma enorme falta de humildade e a passagem de uma comunicação negativa do que não se deve fazer no futebol.

Onde param os almoços de cortesia gentilmente oferecidos pela equipa da casa às equipas visitantes ou aos seus representantes e dirigentes demonstrando uma enorme cordialidade e saber estar fora das quatro linhas.

Exemplos vindos de cima, do topo do futebol, precisam-se!

As mensagens negativas e pouco recomendáveis para o fenómeno futebolístico proliferam.

Será este o caminho? Duvido?

Precisam-se de pessoas que saibam estar na vida e no futebol em particular.

Como exigir a um atleta de tenra idade certos comportamentos quando nos estádios deste país e nas televisões somos metralhados por pessoas que nada mais fazem que destruir o futebol.

Fair Play? Palavra em vias de extinção.

Ouve-se falar muito em Fair Play financeiro, mais uma teoria mórbida do cágado. Falem lá nisso ao Olhanense e ao Benfica e Porto.

Acham mesmo que os recursos financeiros do Olhanense, Setúbal, Belenense etc. etc. são os mesmos que os dos ditos grandes?

Então agora vai-se castrar uma equipa que tem recursos porque as outras não têm os mesmos meios. Impossível!

Vejam o caso do Manchester City e das vergonhosas multas de milhões impostas a este Clube na Champion League.

Então… Onde fica livre circulação de bens e jogadores! Baliza-se o quê? Em prol de quem?

Fair Play financeiro? Isso come-se? Não?

UEFA a quanto me obrigas… Interesses? Mais que muitos! Uma coisa tenho a certeza, não é o futebol que fica a ganhar. Faz-me lembrar a politica… sim quem ganha com ela? Somente os políticos. Não deveriam estar lá em representação do povo? O povo? Sabem lá eles do que estou a falar.

Assim vai o futebol e o Fair Play, uma vergonha encapotada a troco de favores aqui e ali.

Fair Play…

 Vítor Cacito