No dia 07 de junho o Pavilhão Municipal de Odivelas encheu para a final da X Edição do Concurso de Fado Amador da Cidade de Odivelas, organizado pela Junta de Freguesia de Odivelas, que contou com a participação dos seis fadistas apurados na eliminatória realizada a 17 de maio. O júri determinou que a grande vencedora desta edição fosse a fadista Rita Santos.

Recuperando o sucesso que já teve (até ser interrompido no mandato anterior) o Concurso de Fado da Cidade de Odivelas voltou a ser um dos maiores eventos anuais da cidade como se pode confirmar nesta final que apresentou fadistas de grande qualidade, que fazem parte, ou já fizeram, da Escola de Fado de Junta de Freguesia de Odivelas, um viveiro de fadistas, e que esgoto a lotação do Pavilhão Municipal de Odivelas, onde se realizou.
Este memorável espetáculo de fado contou com a apresentação de José Luís Nobre, produtor e apresentador do programa, “Isto é Fado” na Rádio Popular FM e entre os presentes encontravam-se a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador; o presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio; o vereador da Cultura, Edgar Valles, o presidente da Municipália, Mário Máximo; a presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, Corália Rodrigues; o diretor da Escola de Fado da Junta de Freguesia de Odivelas e co-produtor do evento, João Azeitona, bem como vários eleitos nos órgãos da freguesia de Odivelas.
O júri, escolhido pela autarquia e pela direção da Escola de Fado, foi composto por Vanessa Porto, vogal da Cultura da Junta de Freguesia de Odivelas, que presidiu; Edgar Valles, Mário Máximo, produtor Orlando Costa gerente da LX Pro e o fadista Augusto Jorge, em representação da Rádio Popular FM.
A fadista Rita Santos foi a brilhante vencedora da X Edição do Concurso de Fado Cidade de Odivelas, e dedicou a sua vitória à família e aos amigos que sempre a apoiaram e a têm ajudado a crescer como fadista.
Acompanhados à guitarra por Edgar Nogueira e à viola por Lelo Nogueira, os seis finalistas receberam a seguinte apreciação do júri:
1º Rita Santos, 44 pontos; 2º Susana d’Aires, 36 pontos; 3º Gina Fragoso, 35 pontos; 4º Joaquim Rodrigues, 34 pontos; 5º Maria da Conceição Alves, 28 pontos; 6º Justino Coelho, 25 pontos.
A X Concurso de Fado Amador da Cidade de Odivelas, contou com a participação especial dos fadistas, Toya Oliveira e Augusto Jorge.
Fundamental para a retoma da realização do evento, foi o empenho e a entrega dos funcionários da Junta de Freguesia de Odivelas, reconhecido pelo presidente da autarquia, Nuno Gaudêncio, na sua intervenção no início do espetáculo.

 2 3 4 5 6