A União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, manteve os já tradicionais festejos anuais das duas freguesias, em cumprimento das promessas eleitorais do presidente da autarquia, Rogério Breia, que levaram aquelas duas freguesias do concelho de Odivelas cerca de 20 mil pessoas para assistir aos espetáculos, que incluíram duas eliminatórias da Miss Concelho de Odivelas 2014, e para os petiscos nas tasquinhas, no caso da Póvoa de Santo Adrião.

De 27 a 29 de junho tiveram lugar no Polidesportivo do Olival Basto as comemorações do XVII aniversário da freguesia, que contaram com a eleição da Miss Olival Basto 2014, conforme noticiamos na edição da passada semana, e espetáculos com a Associação de Danças de Moscavide, Rancho Folclórico Verde Minha, Duo Nova Era, Grupos Corais da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto e Trio Maravilha.
De 03 a 06 de julho a festa foi no Parque 25 de Abril na Póvoa de Santo Adrião onde, além dos espetáculos e da eleição da Miss Póvoa 2014, as tradicionais tasquinhas, exploradas por associações e coletividades das duas freguesias, foram também um motivo de atração para os muitos visitantes.
Os festejos contaram ainda com o Torneio de Ténis Aniversário da Vila organizado pelo Ténis Clube da Póvoa e que decorreu de 10 a 15 de junho, com o Passeio da Família, organizado pelo Clube de Cicloturismo da Quintinha. Que teve lugar a 06 de julho e a Feira de Artesanato que decorreu no recinto das festas da Póvoa nos dias dos festejos.
O Odivelas Notícias foi à Póvoa de Santo Adrião conversar com o presidente da autarquia, Rogério Breia para um breve balanço destes primeiros meses deste mandato e também os festejos que assinalaram os aniversários das freguesias, hoje unidas, da Póvoa e Olival.

Nova sede da Junta abre em Setembro

O autarca começou por nos referir que a nível dos funcionários a integração foi fácil com o pessoal administrativo mas mais complexo no respeita ao pessoal operacional porque as duas freguesias, em termos de terreno, são muito diferentes uma da outra, destacando-se os bairros de génese ilegal do Olival Basto, que são complicados em termos de trabalho. No que respeita à integração das duas juntas anteriores num órgão administrativo único (a União das Freguesias) Rogério Breia considerou que não houve grandes sobressaltos e que tudo correu bem.
No seu manifesto eleitoral Rogério Breia prometeu manter os serviços nas duas freguesias e por isso até agora adora manteve-se aberta a delegação do Olival Basto com todos os serviços da autarquia, situação que irá sofrer alterações em breve.
Recentemente a Junta da União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto e a Câmara Municipal de Odivelas assinaram um Contrato de Comodato que vai permitir à autarquia da Póvoa usufruir das antigas instalações do Centro de Saúde da Póvoa onde passarão a funcionar todos os serviços da junta. Na atual delegação do Olival ficará a funcionar o Posto de Correios «Serviço essencial para a população da freguesia, que iremos manter sempre apesar dos custos elevados para a junta», sublinhou Rogério Breia, e uma funcionária administrativa para apoio à população e recolha e entrega de documentos da junta, como atestados ou requerimentos e prestar informações.
Na passada semana foi entregue à junta o projeto para as obras de adaptação das novas instalações estando a decorrer os procedimentos necessários à adjudicação das obras que o presidente da junta acredita poderem decorrer durante o mês de agosto e que em setembro todos os serviços da junta já estejam a funcionar nas novas instalações.
A Câmara Municipal de Odivelas atribuiu à junta um subsidio de 50 mil euros para as obras sendo o resto dos custos, cerca de 20 mil euros nas previsões de Rogério Breia, suportados pela autarquia da Póvoa/Olival.
As novas instalações vão acabar com os problemas de acesso das pessoas de mobilidade reduzida que existem nas instalações atuais devido à escadaria existente. Segundo o autarca são muitas as situações em quye os funcionários, e até o presidente, têm de vir à rua atender fregueses em cadeiras de rodas.

Manter os espirito das duas freguesias

No que respeita aos festejos, Rogério Breia disse que a junta manteve os festejos separados, no Olival e na Póvoa porque é necessário manter o espírito das duas freguesias que, apesar da união, tem a sua identidade própria. «A população das duas freguesias têm já enraizadas as suas festas e era errado acabar com elas». As festas na Póvoa integram sempre as tasquinhas entregues às coletividades. Este ano, para além das coletividades da Póvoa participou também o Grupo Recreativo do Olival Basto, a única coletividade daquela freguesia que manifestou interesse em estar presente. Rogério Breia quer que em 2015 as festas de Olival Basto possam também ter as tasquinhas com a participação das coletividades das duas freguesias. O autarca quer dar um novo brilho e dimensão às festas do Olival Basto estando a estudar novas possibilidades de localização dessas festas para tornar possível essa intenção.

Seis meses de trabalho

Num breve balanço dos primeiros seis meses deste mandato, Rogério Breia destacou, na Póvoa de Santo Adrião a construção de mais uma zona verde, com cerca de 1.000 m2, junto ao Chafariz D’el Rei, com custos assumidos apenas pela junta de freguesia, retirando os tapumes que lá existiam e tornando a zona, onde esta inserido um circuito bio saudável, mais agradável para as pessoas.
No Olival Basto a prioridade foi para o arranjo das zonas pedonais que têm sido alvo de muitas reclamações junto da autarquia. «Todos os passeios do Olival têm mais de 50 anos e nunca foram reparados. As pessoas andam pelas ruas porque não podem andar nos passeios que estão ondulados e, no inverno, criam-se autênticas piscinas».
Já estão a ser reparados alguns passeios na Rua S. Tomé e Príncipe e em frente ao mercado. «É uma obra de grande vulto que vai ter de ser feita aos poucos. Ainda a semana passada recebi duas reclamações da Escola Básica do Olival e a próxima fase das obras será nesse local por cai lá muita gente, idosos e crianças, devido ao desgaste do passeio. Provavelmente quando a escola reabrir em setembro já terá o passeio arranjado».

Esquadra de Trânsito abre este mês

Segundo Rogério Breia a tão aguardada mudança da Esquadra de Trânsito para as novas instalações no Largo Chafariz D’el Rei já está a decorrer prevendo que no dia 18 de julho a esquadra já funcione em pleno no novo local mesmo sem a inauguração oficial que contará com a presença do Ministro da Administração Interna e que ainda não tem data marcada.

«As verbas cada vez são menos»

Em final de conversa Rogério Breia desabafou que «As verbas cada vez são menos e temos de fazer um grande esforço financeiro para ir fazendo alguma obra. A minha prioridade é dar segurança às pessoas. Quero fazer obra mas não quero criar dívidas».

IMG_7596 IMG_7637 IMG_7667 IMG_7669 IMG_7790 IMG_7792 IMG_7793 IMG_7795 IMG_7797