Fundada a 29 de junho de 1863 a Sociedade Musical Odivelense assinalou no passado domingo o seu 151º aniversário com uma sessão solene que para além das intervenções contou com dois excelentes momentos musicais com o Quarteto de Saxofones e a Banda Filarmónica da coletividade.

O salão da coletividade esteva composto. Entre os convidados, associados e representantes das várias coletividades e instituições estavam a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador; os vereadores Edgar Vales e Maria da Luz Nogueira; o presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio e a presidente da União das Freguesias da Pontinha e Famões.

O Quarteto de Saxofones da SMO fez a sua atuação tocando alguns temas conhecidos, muito aplaudido pelos presentes.

A SMO precisa do apoio de todos para ir mais além

Após esta atuação teve lugar o período de intervenções dirigido pelo secretário da Mesa da Assembleia Geral da coletividade, Pedro Fontes, por impedimento do presidente deste órgão associativo. A primeira intervenção coube a Fernanda Moroso, presidente da Sociedade Musical Odivelense que considerou ser este um momento emocionante para todos e que a SMO «É uma casa cheia de vida».
A presidente referiu a recuperação da sede da coletividade realizada há alguns anos, que permitiu um novo impulso na vida da SMO mas lembrou que ainda não necessários investimentos a nível do palco, que apanhou o bicho da madeira e precisa de ser recuperado, a nível da fachada que precisa de ser repintada existindo também problemas de infiltrações que necessitam de resolução urgente. Fernanda Moroso apelou às autarquias, instituições, mecenas e odivelenses para que, dentro das possibilidades de cada um, possam ajudar a Sociedade Musical Odivelense a fazer estas obras.
Outra das necessidades urgentes é a ampliação das instalações, que poderá passar pela construção de mais um piso. Hoje são mais de duas centenas de pessoas nas mais diversas atividades da SMO, da música à dança passando pelos dois grupos de teatro que neste momento têm três peças montadas. «Para ir mais além precisamos de mais espaço» afirmou Fernanda Moroso.

A Junta de Odivelas está reconhecida por ter a SMO na freguesia

Para Nuno Gaudêncio, presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, é fundamental o trabalho em rede e em parceira, das autarquias com o movimento associativo, com espirito de partilha e em sintonia, a favor da comunidade Odivelense.
«151 anos, são muitos anos, período em que nasceram e morreram muitos clubes e coletividades. A Sociedade Musical Odivelense está de parabéns por se conseguir manter». O autarca sublinhou o empenhamento da Câmara Municipal de Odivelas na recuperação das instalações realizada há uns anos e o trabalho dos órgãos sociais da SMO que souberam agarrar a oportunidade criando ou desenvolvendo as várias atividades que hoje enchem de vida as instalações da coletividade. Nuno Gaudêncio referiu ainda a boa colaboração entre a SMO e a JFO e o reconhecimento da autarquia de ter na freguesia uma coletividade como esta. A intervenção do presidente da Junta de Freguesia de Odivelas terminou com o anúncio de um concerto da Banda da Sociedade Municipal Odivelense no dia 20 de setembro no Largo D. Dinis, numa realização conjunta da autarquia com a coletividade.

Em Odivelas cuidasse de quem cuida da cultura

A presidente da Câmara Municipal de Odivelas sublinhou o facto de nesta sessão irem ser entregues emblemas de 25 e 50 anos de associado saudando essas pessoas que sentiram a vontade de permanecer ligados à coletividade durante tantos anos. Susana Amador afirmou que sempre que vem à SMO vive um tempo de qualidade e de cultura de excelência partindo com o coração cheio de gratidão.
A edil considerou que a SMO é do melhor do movimento associativo e saudou a coletividade pela resiliência. «São precisas estas vozes ao serviço da cultura para manter a fasquia elevada que temos».
Susana Amador lembrou que o concelho de Odivelas é um território secular com grande história e onde repousa o rei que ousou acreditar num Portugal maior. Odivelas é um concelho com um grande património cultural e com alma., sublinhou ainda a edil. «Não é um concelho qualquer, não é um concelho dormitório. É um concelho com vida própria, com uma agenda cultural rica e onde a cultura é como o sol. Quando nasce é para todos. Somos um concelho onde a cultura se afirma todos os dias. Aqui ouvimos, planeamos e fazemos e existe a vontade política de cuidar dos que cuidam da cultura».
Após as intervenções foram entregues emblemas aos associados com 25 e 50 anos na coletividade, atuou a Banda Filarmónica da SMO, cantaram-se os parabéns e sopraram-se as velas.

 1 2 3 4 5 6 8 9