É esta a era da informação e da comunicação. Nunca antes ambas tiveram tamanha extensão e impacto no mundo e na vida dos indivíduos.
Facilmente temos acesso a um rol de informações, sejam elas de que teor forem, bastando apenas um clique para os mais modernizados ou um folhear de páginas para os mais tradicionais. De qualquer das formas, a informação é algo que está disponível a qualquer indivíduo de forma intemporal. Todos os dias nos chegam notícias de todas as partes do mundo, estas ilustradas com imagens muitas vezes em tempo real. A qualquer momento podemos obter informação sobre o passado, presente e teorias futuras, sem termos que nos deslocar a grandes centros de estudo, bibliotecas ou recorrer a especialistas. Hoje temos informação sobre uma panóplia de coisas sem termos sequer que pesquisar. A informação chega-nos gratuitamente através de diversos meios de comunicação.
O mesmo acontece com a comunicação em si, conseguimos comunicar com o outro lado do mundo a qualquer hora. Os constrangimentos anteriores evaporam de forma radical. Podemos comunicar até com desconhecidos, sem termos que aguardar muito tempo pela resposta. A comunicação, mesmo que a quilómetros de distância, é feita em tempo real. Do mesmo modo que a comunicação se propagou, também os meios através dos quais é feita, evoluíram. Além das famosas cartas e telegramas, dispomos do telefone, telemóveis, e-mails, chat, redes sociais, etc. Actualmente nem mesmo o custo destes serviços é impedimento para que a comunicação seja realizada, uma vez que tende a ser reduzido. Eis a era onde tudo está praticamente disponível e acessível a qualquer individuo.
Tomemos como exemplo o nosso jornal. Ergue-se como um meio informativo, evidencia as noticias com maior destaque na actualidade, transmite uma série de informações importantes para o quotidiano diário, abrange varias áreas de interesse e ainda dispõe de um espaço para o leitor, que lhe permita comunicar directamente com o jornal. E ainda dispõe das duas versões, suporte papel para os mais tradicionais e online para os mais modernos. É caso para dizer que só não está informado quem não quer.
Um bem-haja a todos os nossos leitores por estarem ao nosso lado neste que é 1º aniversário do jornal Odivelas Noticias.