A convite da Fundação Inatel o “Portugal Sou Eu” marca presença, pelo segundo ano consecutivo, na “Cidade das Tradições”, um evento de promoção da cultura nacional, animado pelo Embaixador do programa Júlio Isidro, que decorre entre 18 e 20 de setembro, no estádio 1º de Maio, em Lisboa.

O “Portugal Sou Eu”, através do copromotor AIP-CCI | Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria, assinala a sua presença de duas formas: (1) numa carrinha “ Portugal Sou Eu”, onde estará patente uma exposição de artesanato com o selo “Portugal Sou Eu” e na qual os visitantes podem recolher informações sobre o programa; (2) numa tenda onde os artesãos irão trabalhar ao  vivo.

O espaço de exposição será decorado com trabalhos dos seguintes artesãos: Ana Franco (cerâmica figurativa), Ana Raquel Neto/ Piragravura Rá (gravura em madeira), Fátima Rodrigues/Saborear Eventos e Marés (doçaria), Filipa Norte /Lombo do Ferreiro (cutelaria e Armaria), Maria João Cravo/ Pássaro de Seda (cerâmica), Natacha Castro/ Mercadoria da Alma (acessórios de vestuário), Nuno Justino (cerâmica figurativa), Sofia Pinto Correia /Mourasencantadas (bonecos de pano), Teresa Costa (trabalhos em estanho).

O programa “Portugal Sou Eu” tem vindo a apostar na captação de aderentes junto do setor do artesanato pelo seu elevado grau de incorporação de conhecimento e mão de obra de origem nacional. O artesanato é uma das expressões mais genuínas da cultura de um povo e por isso tem merecido um carinho e uma atenção muito especiais por parte do programa. Em 2014 a parceria “Portugal Sou Eu” criou condições especiais de adesão para as Unidades Produtivas Artesanais (UPA), tendo estabelecido um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para partilha de informação setorial e reforço da promoção do programa junto do setor.

Atualmente já aderiram ao “Portugal Sou Eu” 61 UPA, algumas das quais sendo surpreendentes exemplos de inovação e de empreendedorismo.

Nesta 3ª edição da “Cidade das Tradições” o Turismo do Centro de Portugal é a região convidada, fazendo-se representar através de vários espetáculos culturais dos quais se destacam concertos de Amélia Muge e da orquestra Filarmónica das Beiras, canções de Coimbra e Toques do Caramulo. Os visitantes terão ainda oportunidade de assistir a apontamentos de música popular portuguesa, exposições etnográficas, artesanato, cinema/vídeo documental, jogos tradicionais, oficinas e gastronomia.

O horário de acesso ao público é sexta das 15h00 às 24h00, sábado das 11h00 às 24h00 e domingo das 11h00 às 22h00. A entrada é gratuita.

Agenda de demonstrações de artesanato ao vivo nos espaços “Portugal Sou Eu”:

18, 19 e 20 set – Confeção de Bonecos de Pano (Sofia Pinto Correia), Arte de Trabalhar Estanho (Teresa Costa)

18 set – Cerâmica Figurativa (Ana Franco)

19 e 20 set – Gravura em Madeira (Ana Raquel Neto)

20 set – Cerâmica Figurativa (Nuno Justino)

Sobre o “Portugal Sou Eu”:

O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

Até ao momento estão qualificados com o selo “Portugal Sou Eu” 3.341 produtos e serviços que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 3,1 mil milhões de euros. A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas e 67 por cento integra o setor da alimentação e bebidas. No portal www.portugalsoueu.pt estão registadas mais de 1.300 empresas nacionais, cujos produtos ou serviços estão em processo de qualificação.

Para reforçar a divulgação, o programa lançou a APP “Portugal Sou Eu”, uma aplicação disponível no facebook, iOS, Android e Windows Phone, que permite identificar mais de 3 mil pontos de venda com produtos com o selo do programa.

São já várias as figuras públicas de diversos quadrantes da sociedade portuguesa que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do projeto. Através dos seus testemunhos e da presença em eventos, os 16 Embaixadores do “Portugal Sou Eu” (Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, Fátima Lopes, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Henrique Sá Pessoa, Júlio Isidro, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho, Luís Onofre, Rosa Mota e Vítor Sobral) têm contribuído, através da participação em ações diversas, para sensibilizar e divulgar a iniciativa por todo o país.

O “Portugal Sou Eu” tem financiamento do programa Compete e é gerido por um Órgão Operacional, formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.