Cerca das 00h45 da madrugada deste sábado, 26 de setembro, os Bombeiros Voluntários da Pontinha receberam a comunicação da existência de um incêndio na instalações da empresa Ambigroup, Resíduos SA, na Quinta do Lamas, na Paiã, freguesia da Pontinha.

Estas instalações funcionam também como sede da Ambigroup, SGPS S.A. que agrega as seguintes empresas: AMBIGROUP Resíduos; AMBIGROUP Demolições; AMBIGROUP Serviços;    AMBIGROUP Reciclagem; INCOFERRO e   RECIFEMETAL España, com atividade em vários pontos de Portugal e Espanha.

Relatos de testemunhas falam em explosões múltiplas que soubemos ser de rebentamentos de várias bilhas de gás que se encontravam em depósito com destino à reciclagem.

Até ao momento desconhecem-se a origem do incêndio que destruiu as instalações na área onde são armazenadas toneladas de resíduos com destino à reciclagem.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários da Pontinha, a quem esta área operacional pertence, com 24 bombeiros e oito viaturas com o apoio de bombeiros das corporações de  Caneças, Sacavém, Queluz, Odivelas, Carnaxide, Camarate, Estoril e Alcabideche.

No local para além dos bombeiros, PSP e Serviço Municipal de Proteção Civil, estiveram o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, o vereador da Proteção Civil, Edgar Valles; a presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões e Maria José Guedes, presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Pontinha.

Perto das 08h00 estava-se em fase de rescaldo.  que se prevê demorar várias horas.

 Vamos continuar a acompanhar a situação e atualizar esta peça sempre que se justifique.

Atualizado às 08h33.

2609fogo_5 2609fogo_4 2609fogo_3 2609fogo_2 2609fogo_6 2609fogo_7