2

No âmbito do projeto Informática para Todos, desenvolvido pela Kids.com uma instituição do concelho de Odivelas, a CRPI e duas instituições do vizinho concelho de Loures, o Saltarico e a AMSAC, receberam computadores recondicionados que irão ser postos ao serviço dos seus utentes.

A entrega foi feita numa cerimónia que decorreu nas instalações da Kids e que contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Odivelas, Ana Isabel Gomes, Francisco Pires, presidente da CRPI; Margarida Oliveira, do Saltarico e Henriqueta Sabino, da AMSAC, bem como os representantes das três empresas envolvidas na iniciativa, Pedro Castanho, da Kids.com; Bruno Freitas, da Escola de Condução Colinas do Cruzeiro e Ricardo Saraiva, da PC Med.

Pedro Castanho explicou ao Odivelas Notícias que no âmbito do seu projeto Informática para Todos, onde vão dar aulas a várias escolas, colégios e instituições verificou que existe uma grande franja da população de Odivelas que não tem acesso a este tipo de aulas «Porque os pais não têm capacidade financeira para pagar as aulas ou os meninos não têm computador. Então optámos por criar bolsas anuais para crianças que não têm possibilidade de aprender informática, porque achamos que a informática, apesar de não ser uma atividade curricular obrigatória, faz falta e a sua não existência é uma infoexclusão dessas crianças».

Mas, mesmo dando essa formação a empresa chegou à conclusão que havia ainda uma outra lacuna que era a falta de computadores. «Nós levamos os portáteis, davamos a formação mas no ano seguinte estava tudo esquecido porque eles não praticavam por não ter computadores. Então tivemos a ideia, com mais dois parceiros, a PC Med e a Escola de Condução Colinas do Cruzeiro de lançar uma campanha de recolha de computadores de particulares e empresas, que já não estavam em uso. Esses computadores foram recolhidos na Escola de Condução Colinas do Cruzeiro e recondicionados na PC Med, voltando a poder ser usados nas instituiçoes. Aproveitando peças de várias máquinas conseguimos obter computadores em condições razoáveis de utilização».

Como este ano as bolsas de formação foram entregues à Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros (AMSAC) e à Associação Pró-infância O Saltarico, estas duas instituições foram contempladas com os computadores. Quanto à  CRPI «É uma instituição com a qual temos um protocolo de apoio informático de formação a pessoas da terceira idade e foi criado um local onde as pessoas possam ter acesso aos computadores para além das aulas».

No âmbito deste projeto foram entregues seis computadores em 2014 e em 2015 dez.

Neste início de ano a campanha de recolha de computadores volta e Pedro Castanho deixou o apelo a todas pessoas ou empresas que tenham computadores que já não usem que os entreguem na Escola de Condução Colinas do Cruzeiro, na Kids.com ou na PC Med para que possam ser recondicionados e puder ser usados por quem não os pode comprar. «Se as pessoas não tiverem condições de vir entregar podem telefonar e nós vamos buscar».