A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou na terça-feira cinco, das sete, freguesias do concelho de Odivelas. A visita terminou com uma missa que juntou mais de cinco mil pessoas no Pavilhão Multiusos de Odivelas e que foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente que, perante a grandiosidade do evento, perguntou: «Como se explica isto» acrescentando que todos os presentes sabiam a resposta.

A visita insere-se numa iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa de levar esta imagem às vinte dioceses nacionais no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima. Começou a 13 de maio de 2015 em Fátima e vai terminar em maio deste ano.

No concelho de Odivelas a visita começou na freguesia de Famões, seguindo-se Caneças, Ramada e Póvoa de Santo Adrião. A visita à freguesia de Odivelas começou às 17h30 na Rotunda que liga Odivelas à Póvoa com uma procissão que juntou muitos milhares de pessoas e percorreu várias artérias da cidade até ao Pavilhão Multiusos de Odivelas onde teve lugar uma missa presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. A imagem foi acompanhada durante a procissão e na entrada e saída do multiusos por uma Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Odivelas.

À porta, cerca de duas dezenas de membros do Moto Clube de Odivelas, Doninhas do Asfalto, com os respetivos veículos, ladeavam o caminho a percorrer pela Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Com uma moldura humana nunca vista no Pavilhão Multiusos de Odivelas a missa teve também o objetivo de encerrar o Ano da Vida Consagrada contando com homenagem aos que consagram a sua vida há 25, 50 e 60 anos.

Marcaram presença no evento o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins; os vereadores Ana Isabel Gomes, Edgar Vales, Fernanda Franchi, José Esteves, Maria da Luz Nogueira, Paulo César Teixeira e Mónica Vilarinho; o presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio; os presidentes das Uniões de Freguesia de Pontinha/Famões e Póvoa de Santo Adrião/Olival Basto, respetivamente Corália Rodrigues e Rogério Breia; as deputadas na Assembleia da República Sandra Pereira e Susana Amador; o presidente da direção e o 2º comandante dos bombeiros de Odivelas, respetivamente Eugénio Marques e Fernando Santos.

No site do Santuário de Fátima o padre Carlos Cabecinha, explica estas visitas às dioceses:

«De maio de 2015 a maio de 2016, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora passará por todas as dioceses de Portugal, numa grande peregrinação festiva, que pretende assinalar o Centenário das Aparições.

Entendemos que esta celebração do Centenário é um “tempo favorável”, que o Senhor nos concede viver, para revitalizar a nossa vivência de fé, uma vez que não pretende assinalar simplesmente uma efeméride histórica, mas tornar-se veículo de evangelização e caminho para a conversão e para o encontro com Cristo, por meio de Maria. É neste contexto que surge esta iniciativa da peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas dioceses portuguesas. A proposta foi apresentada genericamente ao Plenário da Conferência Episcopal Portuguesa e acolhida com entusiasmo pelos Bispos portugueses, que viram nela uma oportunidade para divulgar e reavivar a consciência da riqueza e atualidade da mensagem de Fátima e para sensibilizar as comunidades para a importante celebração do Centenário das Aparições.

Com esta iniciativa, pretendemos envolver todas as dioceses portuguesas na celebração do Centenário das Aparições, mas também ajudar as comunidades eclesiais a viver a mensagem e a espiritualidade de Fátima. Temos consciência do grande impacto que uma iniciativa deste género poderá ter, quer pelo número de fiéis que pode congregar, quer pela oportunidade que oferece de anunciar Jesus Cristo, a quem a Virgem Maria sempre nos conduz. Para atingir os objetivos pretendidos e para que tenha um impacto significativo, propomos a cada diocese momentos de oração e celebração, bem como encontros de catequese e formação que permitam desenvolver os gérmenes da Palavra de Deus lançados aos corações.

Desejaríamos que esta grande peregrinação da imagem de Nossa Senhora fosse uma forte experiência de fé, através das celebrações, momentos de oração e expressões de piedade popular; desejaríamos que fossem atingidas todas as faixas etárias e que todos tivessem oportunidade de aprofundar o conhecimento e vivência da mensagem de Fátima».

Ao Odivelas Notícias, o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, falou da importância deste evento para o concelho de Odivelas.

«Fui alertado pelo padre Jan Pietrus de que esta visita iria acontecer e a Câmara Municipal de Odivelas, desde o início se associou ao evento. Acho que todos saímos daqui mais engrandecidos.

Tínhamos de saber receber a imagem peregrina com nobreza e dignidade e assim aconteceu com a sociedade civil envolvida. O que aconteceu hoje neste pavilhão foi um momento de elevada fé, independentemente da profissão e das convicções de cada um. Todos saímos daqui mais ricos, mais cheios e a comunidade católica de Odivelas sentiu que a Câmara Municipal esteve a apoiar o evento. Vimos este pavilhão com mais de 5 mil pessoas a demonstrar a sua fé perante a Virgem Santíssima, perante a Nossa Senhora de Fátima.

Enquanto presidente da Câmara também me sinto lisonjeado por Odivelas receber o cardeal patriarca de Lisboa, ele próprio também muito emocionado e percebeu a dimensão e o empenho que todos, a começar pelas diversas paróquias do concelho, passando pelas juntas e pela câmara e pelas forças vivas, para que tudo corresse bem.

Penso que a iniciativa foi um sucesso e que estamos todos de parabéns. Agradeço também à comunicação social, em particular ao Odivelas Notícias, este tempo que nos dedicou.

Quando as coisas correrem assim ganhamos todos, ganha o concelho e estamos todos de parabéns».