TORNEIOCAC

calendário

DSC_4289 DSC_4292 DSC_4309 DSC_4341 DSC_4345 DSC_4348 DSC_4435  DSC_4472 DSC_4476 DSC_4460

Nos dias 24, 25, 26 e 27 de março tem lugar no Estádio 1º de Maio, em Lisboa, a 35º edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil da Pontinha que este ano conta com a presença de 10 equipas, vindo três de Espanha e uma de França e que tem como patrono o ex-jogador e ex-treinador Manuel Fernandes, sendo José Gomes o árbitro homenageado. A apresentação do evento teve lugar no dia 10 de março no salão nobre da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões.

Na mesa da conferência de imprensa estiveram o vereador do Desporto e vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Paulo César Teixeira; o presidente do Clube Atlético e Cultural, Henrique Marques; a presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões; o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso; o presidente da mesa da assembleia geral das Associação de Futebol de Lisboa, Carlos Teixeira; a representante do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, Carla Couto e o  presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, José Gomes, o árbitro homenageado nesta edição do torneio.

A conferência começou com a exibição de um vídeo sobre o torneio, seguindo as intervenções dos vários membros da mesa. Henrique Marques, presidente do CAC agradeceu a presença de todos lembrando a importância do torneio, o mais antigo evento do género em Portugal.

A presidente da junta, Corália Rodrigues desejou que o torneio decorra com dignidade e fair play.

Rui Manhoso, da Federação Portuguesa de Futebol considerou o torneio uma grande festa do futebol onde as crianças dão os primeiros passos em competições com equipas de outros países e desejou que os pais saibam estar à altura da grandeza do evento.

Carlos Teixeira, da Associação de Futebol de Lisboa e que exerceu durante vários anos o cargo de presidente da Câmara Municipal de Loures, lembrou os tempos em que o clube organizador era o CAC da Pontinha. O orador sublinhou que o município de Odivelas é um município próximo das pessoas e salientou a importância deste torneio.

Carla Couto, do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol também salientou a importância do torneio e desafiou o CAC a organizar um torneio com a dimensão e a qualidade deste, mas de futebol feminino.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas considerou este torneio como «Uma referência de bem-estar no futebol, onde o mais importante é ajudar as crianças nos relacionamentos, no fair play, no jogo em equipa e na solidariedade». Para Paulo César o Torneio Internacional de Futebol Infantil do CAC «É o maior palco dos sonhos que muitos destes meninos vão ter e que ajuda, nestas idades tão tenras a incutir e transmitir valores».

Depois das intervenções e após um pequeno lanche teve lugar o sorteio dos jogos que foi realizado ex-jogadores Rui Costa e Bruno Bastos.

A constituição dos grupos foi a seguinte:

Grupo A: SL Benfica, FC Lissois, Getafe CF, Sporting CP e CD Santa Clara.

Grupo B: CAC, FC Porto, Córdoba CF, CD Nacional e RCR Huelva.