Desfile dos Cravinhos na Pontinha

800 crianças nas ruas da vila

Começa já a ser tradição na Pontinha o Desfile dos Cravinhos, iniciativa da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões e que se integra no programa de comemorações da Revolução dos Cravos que em 25 de abril de 1974 ditou o fim da ditadura fascista que durante 48 dominou Portugal.
O desfile, na sua segunda edição, levou às ruas da vila da Pontinha cerca de oito centenas de crianças das escolas do ensino básico e jardins de infância das freguesias da Pontinha e Famões. O início deu-se na Praça Hermínio Estrela e terminou na entrada do Quartel da Pontinha, agora Unidade de Intervenção da GNR, onde em abril de 1974 estava instalado o Regimento de Engenharia n.º 1 e o Posto de Comando do MFA.
Segundo a autarquia «A memória do 25 de Abril continuará sempre a ser preservada pela Junta de Freguesia, para que as novas gerações tenham consciência plena de que a liberdade e a democracia são bens imateriais que têm de ser preservados a todo o custo, mesmo que isso, por vezes, represente a assunção de atitudes que requerem muita coragem, determinação e sacrifício».