Estimado/a Leitor/a

1 – 25 DE ABRIL: A Assembleia da República acolheu a cerimónia oficial do 42º Aniversário do 25 de Abril de 1974. Esta cerimónia foi distinta das sessões dos últimos anos, quer pela forma e conteúdo do próprio discurso do Presidente da República (PR) que, contrariamente aos discursos do PR anterior, obteve o acolhimento e aplauso de todas as forças políticas, quer também pelo recuperado espirito de Abril que envolveu o ambiente da cerimónia, como evidenciou a renovada presença da Associação 25 de Abril nas comemorações.

2 – 25 DE ABRIL EM ODIVELAS: Após a cerimónia solene sobre o 25 de Abril que decorreu na manhã de 2ª feira na Assembleia da República (AR), à tarde tive a oportunidade de assistir à sessão solene promovida pela Assembleia Municipal de Odivelas, que teve lugar na Escola Secundária Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, onde fiquei encantada com as vozes e os arranjos do coro EmCANTUS da Associação Coral de Odivelas. A Liberdade e a Democracia são processos sempre inacabados que exigem o melhor que há em cada um de nós, pelo que, 42 anos depois daquela manhã clara de Abril, estes desafios permanecem atuais.

3 – QUALIFICAÇÕES: A Comissão da Educação e Ciência recebeu o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no dia 26 de abril (3ª feira). Na audição salientei a forte aposta que o atual Governo PS está a iniciar nas qualificações dos portugueses para recuperar o retrocesso que se registou em Portugal nos últimos 4 anos, em resultado do desinvestimento e das políticas erradas do anterior Governo. Ficou evidente que o atual Governo pretende encetar um novo paradigma no setor da investigação, conhecimento e ensino superior enquanto fatores de progresso e desenvolvimento do país.

4 – PODER LOCAL: O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, esteve na passada 3ª feira, dia 26, na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. O Ministro reafirmou que o seu empenhamento, entre outros, no processo de descentralização de competências para as autarquias locais, no âmbito do qual tem vindo a promover o diálogo e cooperação profunda e permanente com os agentes locais e com a ANMP e a ANAFRE. A minha intervenção foi centrada na qualificação dos recursos humanos, modernização da administração pública e na recuperação da autonomia do poder local, bem como na descentralização de competências em matéria educativa.

5 – PLANO DE ESTABILIDADE E PNR: Estamos a viver tempos decisivos para o nosso futuro. Nesse sentido, a AR iniciou a discussão de dois documentos estratégicos que vão decidir as políticas para os anos: O Plano de Estabilidade e o Plano Nacional de Reformas. Assim, nos dias 27, 28 e 29 de abril o Parlamento tem a responsabilidade de avaliar, refletir e discutir estes documentos na expectativa de que daqui possam resultar o maior consenso em torno das melhores políticas.

6- ALUNOS DE ODIVELAS DE TODAS AS GERAÇÕES: Depois de na passada 6ª feira, dia 22, ter acolhido com grande satisfação o 2º grupo de alunos da Universidade Sénior de Odivelas, foi com enorme agrado que no passado dia 26 de abril, dia 26, recebi a visita dos alunos e alunas do 4º ano da escola do 1º ciclo EB, António Maria Bravo, de Odivelas. Os alunos de diferentes gerações ficaram a conhecer a nossa “Casa da Democracia” e o trabalho que aqui é realizado, sendo que as crianças, num gesto simbólico e repleto de ternura, agradeceram a oferta dos manuais escolares que, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, tive o privilégio de lhes entregar pessoalmente quando estavam no 1 ano. Há momentos que fazem tudo valer a pena…!
Até à próxima semana.