MOC 1

 O Movimento Odivelas no Coração assinalou no passado sábado, 18 de janeiro, o seu 6º aniversário com uma Sessão Solene onde além das habituais intervenção e da atribuição dos Corações Cívicos anualmente atribuídos por esta instituição solidária, foi também entregue, por Susana Amador e Nuno Gaudêncio, a chave da nova sede do MOC, em instalações cedidas pela autarquia da cidade, no Mercado de Odivelas.

 No evento, que decorreu no Pavilhão Polivalente de Odivelas, marcaram presença a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Suana Amador; o presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita; os vereadores Hugo Martins e Maria da Luz Nogueira; Paulo Ribeiro, em representação do vereador edgar Valles; o presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio; o presidente da União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião, Olival Basto, Rogério Breia, a deputada do PSD na Assembleia da República Hermínia Azenha; para além dos voluntários e corpos gerentes do MOC, de muitos convidados e dos homenageados.

No período reservado às intervenções usaram da palavra Vítor Peixoto, presidente do MOC, Susana Amador e Nuno Gaudêncio. Um dos pontos altos desta cerimónia foi a assinatura do Protocolo entre a Junta de Freguesia de Odivelas e o Movimento Odivelas no Coração onde a autarquia cede ao MOC, em direito de superfície, a antiga cantina do Mercado de Odivelas, espaço onde irá, após as necessárias obras, funcionar a sede deste movimento solidário.

Tal como tem acontecido em anos anteriores o aniversário do Movimento Odivelas no Coração é também assinalado com a entrega do Coração Cívico, troféu com que anualmente o MOC distingue instituições ou individualidades que se tenham distinguido pela sua atividade cívica ou pelo apoio ao movimento. Este ano as entidades distinguidas foram os Bombeiros Voluntários do Concelho de Odivelas com a entrega do prémio às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Caneças, Odivelas e Pontinha; a Sociedade Musical Odivelense e o Grupo Folclórico e Etnográfico Moleiros do Pomarinho. No que respeita aos troféus individuais a distinção foi para Pires Manteigas, Jorge Ramos Silva e José Barão das Neves.

Vítor Peixoto sublinhou na sua intervenção o MOC assinala estes seis anos de vida com muito orgulho porque «Apesar das dificuldades que fomos encontrando até chegarmos aqui, procurámos sempre o melhor caminho e ele foi acontecendo a pouco e pouco, mas sempre com a vontade que nos caracteriza».

O dirigente do MOC destacou «O ano de 2013 como um ano repleto de emoções e trabalho, em que a entrega diária à causa solidária foi a nota dominante deste corpo de voluntariado extraordinário , quer no apoio alimentar regular às famílias que apoiamos, nas consultas médicas através do nosso voluntário Dr. Fernando Lopes, nos atos de enfermagem da nossa voluntária Adelaide Silva, nas consultas de psicologia da nossa voluntária Dr.ª Ana Vaz». Vítor Peixoto sublinhou ainda a «Loja social das nossas voluntárias Elisa e Dora na recolha e doação de roupas, calçado e brinquedos, a iluminação do coreto do Largo D. Dinis em parceria com a Junta de Freguesia de Odivelas, a nossa Festa de Natal dedicada às crianças em que brilharam as Estrelinhas de Natal superiormente comandadas pela voluntária Carla Faria com a oferta de prendas oriundas de todo o país para as nossas crianças estrelinhas, no programa Hora Solidária da Rádio Cruzeiro dos nossos voluntários Mónica Neiva e Bruno Cardoso, das dezenas de voluntários(as) que animaram os serões de voluntariado na feitura dos sacos com alimentos e dos que dando o físico carregaram e descarregaram toneladas e toneladas de alimentos, no apoio ao cidadão e no seu encaminhamento».

Para além do trabalho solidário o dirigente do MOC referiu ainda o baile de carnaval em parceria com a Sociedade  Musical Odivelense, o jantar do Dia Internacional da Mulher, a caminhada da Primavera, o Dia no Jardim Zoológico, as Festas da Cidade, a Sardinhada, o Passeio ao Centro de Interpretação de Vila Velha de Ródão, o Rally Paper e o Jantar de Natal.

Vítor Peixoto assinalou ainda a importância do voluntariado na sociedade atual e dos beneméritos que permitem que o MOC consiga desenvolver todas as suas atividades. Vítor Peixoto deixou também os agradecimentos do movimento à Câmara Municipal de Odivelas pelo apoio que tem prestado e a Junta de Freguesia de Odivelas que além da cedência das viaturas para ir buscar os bens, acabou de ceder as instalações da futura sede do MOC. moc 2