Fotografias: Henrique Ribeiro

 

Antigas Alunas do Instituto de Odivelas, aproveitando as comemorações do 114 aniversário deste estabelecimento militar de ensino para realizar uma concentração de protesto contra o despacho do Ministro da Defesa Nacional que extingue o Instituto de Odivelas por integração no Colégio Militar.

Muitas das manifestantes exibiam mascaras com a cara do Ministro Aguiar Branco e foi  distribuído um comunicado onde com a pergunta Sabia Que? Se davam informações importantes sobre o Instituto e a sua defesa.

Publicamos algumas dessas questões

 

Sabia que?

 

… Uma aluna do Instituto de Odivelas sai mais barata ao erário público que uma aluna(o) do ensino público?

 

… Para um percurso de oito anos sem reprovações, uma aluna do Instituto de Odivelas custa ao Estado aproximadamente 31.000,oo € versus 46.000,00€ para uma aluna(o) do ensino público?

 

… Os custos com as alunas do Instituto de Odivelas integram a preservação de um monumento com 700 anos, o Mosteiro de Odivelas?

 

… Foram impedidas de entrar no Instituto de Odivelas 60 novas alunas para o 5º ano, o que representa um prejuízo para o estado de cerca de 1 milhão de euros?

 

… O Estado reconhece e financia a especificidade do ensino de várias escolas (agrícolas, artísticas, etc.) e que esse ensino chega a custar oito vezes mais do que o valor médio por aluna(o) calculado pelo Tribunal de Contas?

 

… A especificidade do Instituto de Odivelas é a sua oferta educativa abrangente e a qualidade e diversidade do seu currículo escolar?

 

… O Instituto de Odivelas se tem posicionado sucessivamente nos primeiros lugares dos rankings nacionais das escolas publicas? E que em 2012 o Instituto de Odivelas foi a melhor escola pública secundária do distrito de Lisboa e a segunda melhor a nível nacional?

 

…Em 2013 95% das alunas finalistas do Instituto de Odivelas entraram para a Universidade, 67% das quais para o curso de primeira escolha?

 

… O Instituto de Odivelas é uma instituição centenária e que quando da sua criação, em 1900, já tinha como objetivo «…dar às alunas… a instrução profissional que possa, de futuro, criar-lhes os preciosos meios de subsistência». (Ordem do Exército nº 2 de 9 de março de 1899)?

 

… O Instituto de Odivelas é o único internato feminino existente em Portugal? E que as alunas/famílias podem optar pelo regime internato/externato consoante as suas necessidades?

 

… O Estado financia o ensino diferenciado privado mas quer encerrar o Instituto de Odivelas que é a única escola pública com ensino diferenciado em Portugal?

 

… A Alemanha introduziu o ensino diferenciado dentro do sistema público e que só em Berlim existem 180 dessas escolas?

 

… Em França existem 238 e no Reino Unido 1902 escolas de ensino diferenciado, muitas delas na rede pública?

 

… E que nos Estadoi unidos da América existem cerca de 2.000 esco0las de ensino diferenciado, com crescimento exponencial no setor público?

 

… Ao privar-se as raparigas da única escola de ensino diferenciado em Portugal e aos desloca-las para um colégio de rapazes, o Colégio Militar, se está a promover a discriminação e não a extinguir a última limitação de género da república portuguesa (!) cf. Afirmava a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa em artigo publicado no DN em 2 de setembro de 2013? E que esta afirmação demonstra enorme desconhecimento da realidade nacional em matéria de igualdade e ignorância de conceitos básicos como o da igualdade de oportunidades?