Nos dias 18, 19 e 20 de abril vai decorrer no Complexo Desportivo Carlos Lourenço, no Bairro Padre Cruz, a XXXIII edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil, anualmente promovido pelo Clube Atlético e Cultural que este ano tem como patrono o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa e que vai acontecer em instalações completamente transformadas com obras de ampliação e renovação. O árbitro homenageado é o internacional Artur Soares Dias.

Vítor Cacito, presidente do CAC, acompanhou a equipa de reportagem do Odivelas Notícias numa visita às obras que estão a decorrer no complexo desportivo do clube explicando todos os pormenores desta construção que tem um custo estimado de cerca de 500 mil euros e que se pretendia concluída antes do início do torneio. No entanto, o mau tempo que se tem feito sentir tem atrasado as obras e pode por em causa os prazos previstos. Se assim acontecer, Vítor Cacito afirma que o Torneio se realizará na mesma, na data prevista e com complexo desportivo do clube.

 

Cinco campos para jogar e treinar

 

Na base destas obras de ampliação das instalações está o projeto do CAC de constituir no local uma Academia Desportiva com diversos espaços de treino e de jogo que complementem os já existentes. Neste momento existem dois campos com medidas oficiais para cinco campos, sendo que três deles terão as medidas para a prática de futebol de cinco ou futebol de sete e que «Irão dar imenso jeito para se treinar e melhorar em muito as condições existentes permitindo, por exemplo, que os jovens atletas possam chegar mais cedo a casa e que possam haver mais atletas a treinar em simultâneo, para além de trabalhos específicos de preparação que agora não podemos fazer. Será uma mudança substancial e importante para o crescimento do clube». Para além dos novos campos, também o campo principal já existente está a sofrer obras de ampliação para cumprir as normas da Federação Portuguesa de Futebol para os campos onde se disputem jogos dos campeonatos nacionais  As obras incluem ainda a construção de novas bancadas e balneários.

Nesta alturas o Clube Atlético e Cultural tem 15 equipas de futebol federadas e em competição nos vários campeonatos distritais e nacionais e Vítor Cacito não prevê a criação de novas equipas para competição nos escalões existentes havendo o desejo da criação da equipa de seniores masculinos «Que é uma das nossas ambições mas essa criação depende de muitos fatores que temos de avaliar bem».

 

Academia do CAC pode vir a ter centena e meia de alunos

 

A Academia a nascer será inteiramente do Clube Atléticos e Cultural e não de qualquer clube vindo de fora porque «O CAC é uma referência nacional no futebol de formação e há-de continuar a ser e enquanto eu cá estiver não se vai aliar ao Benfica, ao Sporting ou a qualquer outro clube. Como se sabe temos um protocolo com o Benfica mas não passa pela formação». Na atual escola de formação do clube estão cerca de quatro dezenas de crianças e com as novas condições será possível passar rapidamente para a centena e meia.

 

«Câmara de Odivelas não parece disponível para apoiar o CAC nestas obras»

 

Como já dissemos estas transformações no complexo desportivo do CAC poderiam vir a custar, a preços de mercado, cerca de 500 mil euros e importa saber onde o clube irá conseguir um financiamento tão grande. «Em primeiro lugar vamos tentar que o custo final seja o mínimo possível devido à administração directa que estamos a fazer e que irão permitir uma substancial redução dos custos finais. Mas, ainda assim acredito que vamos acabar a obra sem a ter pago na totalidade e iremos andar ainda uns tempos aflitos para assumir todos os compromissos».,

Vítor Cacito lamenta não ver da parte da Câmara Municipal de Odivelas uma vontade maior de colaborar no financiamento destas obras. «Não estou a ver essa vontade e estou a sentir discriminação em relação ao CAC.

reportagem