marmelada 2 Em instalações cedidas em regime de comodato, por 5 anos, pela Junta de Freguesia de Odivelas, no Pavilhão Polivalente, a Confraria da Marmelada de Odivelas inaugurou no passado fim de semana a sua nova sede num «Dia muito especial para a nossa confraria, especialmente para os confrades que contribuíram efetivamente com o seu esforço e com o seu trabalho, para a concretização deste sonho» conforme sublinhou a sua prioresa, Ana Monteiro.

 

Na cerimónia estiveram presentes os membros da Confraria da Marmelada de Odivelas; o vereador Edgar Vales, em representação da presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador; a vereadora Sandra Pereira; Tiago Mendes, em representação da vereadora Mónica Vilarinho; Maria Arlinda Gomes, vogal da União das Freguesias de Ramada e Caneças; Alberto Barreiro, vogal da União das Freguesias da Pontinha e Famões, bem como o Moto Club de Odivelas, o  Rotaract Club de Odivelas, o Rotary Club de Odivelas e a  Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.

No discurso pronunciado na ocasião, a prioresa Ana Monteiro, sublinhou que «Se a sede da Confraria da Marmelada de Odivelas é hoje uma realidade, deve-se àqueles que generosamente contribuíram para este momento, fosse com o seu trabalho, fosse com a entrega graciosa de materiais e boas vontades» e por isso agradeceu «Aos que com a sua resiliência, perseverança e trabalho contribuíram para que hoje aqui estejamos alegremente a desfrutar deste magnifico espaço com todos vós». A prioresa destacou neste agradecimento os confrades Ana Monteiro, Pedro Miguel Martins (Confrade Fundador), Carlos Monteiro, José Carlos Lages, João Pedro Silva, António Ferreira, António Faustino, Teresa Rodrigues, José Valverde, Anabela Germano, Natércia Santos e Alda Custódio. Ana Monteiro agradeceu ainda a várias empresas e particulares que «Com as suas generosas ofertas nos apetrecharam a nossa sede».

A oradora disse ainda que o que trouxe ali, «O grande motivo e razão para a qual esta concretização e idealização faz sentido: a célebre Marmelada Branca de Odivelas e toda a doçaria conventual oriunda do Mosteiro D. Dinis.

Quando pegámos neste projeto, pouco ou nada sabíamos sobre Confrarias. Foi mergulhar no desconhecido, correr riscos, mas sempre convictos da mais-valia que esta associação poderia ser para o nosso concelho. Hoje orgulhamo-nos do espaço que conquistámos junto do movimento confrádico, do trabalho que temos desenvolvido e sobretudo do prazer que sentimos em pertencer a esta confraria».

Ana Monteiro afirmou que, desde a fundação, a confraria tem convivido com inúmeras confrarias gastronómicas e enófilas um pouco por todo o país, «Promovendo e divulgando a nossa Marmelada tão caraterística. Somos membros efetivos da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Já marcamos presença em programas de televisão, rádio, em blogues e sites no ciberespaço. Participámos em certames gastronómicos, feiras e mostras dos produtos que dão ao nosso país um paladar maravilhoso. Já levamos a marmelada ao mais alto lugar no pódio da doçaria nacional, com duas medalhas de ouro, ganhas pela nossa confreira e doceira Odivelense Paula Ínsua, o que nos enche obviamente de orgulho».

A oradora disse ainda que «Em toda a nossa ação o mote tem sido sempre o mesmo, a divulgação da Marmelada Branca de Odivelas e a potenciação deste produto como ferramenta para o desenvolvimento económico, social e cultural da nossa mui nobre terra».

A prioresa admitiu que nem tudo foram rosas e reconheceu que «Fomos aprendendo com todos aqueles que com boa vontade e de uma maneira voluntária e abnegada, decidiram caminhar connosco, lado a lado, para aprendermos uns com os outros, porque, nesta confraria, das diferenças fazemos riquezas e não impedimentos ou dificuldades».

Ana Monteiro deixou uma palavra de agradecimento a Câmara Municipal de Odivelas, na pessoa da sua presidente, Susana Amador e dos vereadores Edgar Valles e Mónica Vilarinho. «Depois de no anterior mandato, por razões que todos conhecemos e que todos repudiamos, não ter sido possível confluir vontades e esforços, começamos agora um caminho lado a lado, como uma verdadeira parceria. Existem já exemplos deste trabalho coordenado e o seu expoente revela-se nas diversas reuniões de trabalho já realizadas e nos projetos já aflorados e naqueles em que estamos já a trabalhar, que estamos certos vão dar uma maior dimensão a todo este projeto confrádico, que é o mesmo que dizer à Marmelada Branca de Odivelas. Correria o risco até de dizer que Odivelas, a Câmara Municipal, Confraria e a Marmelada vão, brevemente, subir aos céus».

Para a oradora «Haverá com certeza ainda “arestas para limar”, boas arestas acrescentaria, mas estamos certos que rapidamente chegaremos a bom porto, tendo em conta a mútua vontade demonstrada em que assim seja. Ganha a confraria, ganha a Câmara Municipal, mas acima de tudo ganha Odivelas e a sua mais doce iguaria».

marmelada 3