Estou feliz, maravilhado e deslumbrado. É verdade, fiquei completamente apanhadinho da silva com as novas tecnologias e com as coisas que elas permitem. Sempre que posso ando pela Net, entro em salas de Chat das mais variadas e tenho tido até algumas surpresas.

Um dia destes, num Chat sobre criminalidade conheci uma rapariga formidável. Não é Miss USA mas é muito, muito inteligente. Já foi hacker e hoje é elemento fundamental da Unidade de Análise de Comportamento de Quântico, do FBI. Chama-se Penélope Garcia e já é minha amiga.

 

Quando lhe disse que era cronista em Odivelas e que caçava uns gambuzinos pelo concelho ela ofereceu-se para me ajudar dizendo que gostava de Portugal e que, de quando em vez, via imagens do nosso país. Dei-lhe as coordenadas de Odivelas e os nomes e fotografias dos VIP’s cá do burgo. Eh pá ela é mesmo muito boa. Ainda não tinha passado meia-hora do envio do material e já ela me estava a ligar pelo Skype a dizer que já tinha feito uma caçada. O programa de reconhecimento facial tinha localizado duas das imagens que eu lhe dera.

 

Foi na segunda-feira, perto da 13h30 que Penélope Garcia descobriu, a entrar para restaurante Palermice, em Caneças, o senhor Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Odivelas, José Esteves  e o senhor vereador Carlos Maio Bodião, muito bem acompanhados por uma linda senhora que não deve ser VIP porque o programa não a identificou. A minha amiga americana prometeu que me enviava o vídeo da conversa mas até à altura em que fecho esta crónica não teve tempo porque houve lá para os States um serial Killer que lhe deu um trabalhão e ela ainda não teve tempo. Mas, vai mandar. Depois eu conto, tá? Já agora, embora em não seja perito em Analise do Comportamento acho que haverá para ali umas negociações secretas. Será?

 

Falemos de coisas mais doces. Do domingo a Confraria da Marmelada de Odivelas teve um dia muito feliz porque foi inaugurada a sua nova sede. Parabéns aos confrades e confreiras, priores e prioresa, porque agora já têm um poiso certo para trabalhar. Mas fiquei triste porque a inauguração coincidiu com o Congresso da Associação Nacional de Freguesias facto quer impediu o senhor presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, entidade que cedeu as instalações, de estar presente com certamente desejaria. E, o pior é que o vogal designado para o substituir ficou doentinho e por isso a JFO apenas esteve representada por um elemento do protocolo que lá foiu levar uma lembrança à confraria. As dificuldades de agenda e as doenças são terríveis e não perdoam.

 

Por falar em congresso da ANAFRE. Eh pá Odivelas está mesmo na moda. A nossa mestrada presidente da Câmara Municipal de Odivelas foi eleita para dirigente da Associação Nacional de Municípios, há uns meses. Agora foi o Dr. Nuno Gaudêncio foi eleito para o concelho geral da ANAFRE, Eh pá tenho de fundar rapidamente a Associação Nacional de Cronistas da Imprensa Regional para ver se me toca um lugarzinho na direção. Não acham que é justo?

 

O Rotary Clube de Odivelas iniciou há 23 anos a entrega do Prémio D. Dinis ao melhor estudante de português das escolas secundárias do concelho. Depois da criação do concelho der Odivelas o prémio passou a ser entregue na cerimónia de aniversário do concelho até quwe a edilidade lhes roubou a ideia e passou a ser ela a entregar o prémio. Mas, honra lhes seja feita, os rotários não desanimaram e continuaram a atribuir o prémio. Assim é que é. Gostei a fibra.

 

A Câmara Municipal de Odivelas e, pelo pelo menos, a Junta da União das Freguesias da Ramada e Caneças, mandaram às malvas a lei das 40 horas para a função pública e assinaram com os sindicatos acordos que mantêm as 35 horas de trabalho semanal. Se houve outras juntas o Zé pede desculpa pela omissão mas só a Ramada é que informou da assinatura do acordo. Assim é que é… Abaixo a lei das 40 horas… 25 de Abril sempre!.

 

Não sei se já vos tinha dito mas adoro as novas tecnologias e as redes sociais, principalmente o Facebook que já fez dez aninhos e multimilionário o tipo de teve a ideia de criar aquilo, para engatar umas miúdas. Vê-se de tudo e sabe-se tudo pelo face, mesmo aquilo que não interessa a ninguém saber.

 

Na semana passada houve eleições internas no PSD. Como é natural e estatutário no PSD o voto é secreto mas o Sr. Aftab Tayob lembrou-se de colocar no Facebook a fotografia do seu boletim devidamente preenchido. É pá ganda regabofe que aquilo deu. O sempre atento facebookiano Paulo Bernardo e Sousa não perdeu tempo a parabenizar o autor da gracinha: «Muito bem. Acabaste de dar cabo do processo eleitoral. Pois expuseste o teu voto em público. Ao fim e ao cabo não admira que as regras cada vez menos interessem a quem governa. Se os governados agem assim».

Tayob não se calou e ripostou: «É o meu voto! Não faço parte de nenhuma lista! Apenas uma opção! Quem não gosta não olha! Depois, são eleições internas!».

Paulo Bernardo e Sousa citou os Estatutos laranjas para provar que o voto era secreto e depois de muitas opiniões sobre o assunto voltou à carga sublinhando: «Recordo que estas fotos foram tiradas em pleno ato eleitoral, não são por isso comparáveis com uma conversa de esquina.

Durante o curso da votação foi feito registo de imagem do ato e tornado público o ato de votar. Eu quero que se lixe a tendência de voto escolhida. O que está em causa é o facto de esta votação não ter obedecido à obrigação de sigilo imposta pelos Estatutos em duas das suas normas».

 

E, o folhetim continuou mas eu não posso continuar porque não tenho mais espaço.Mas já vos agucei certamente o apetite portanto façam como o Zé e busquem o resto.

 

Volto para a semana, ou não.

 

E agora…

Gambuzino ao saco… Gambuzino ao saco…