No dia em que se assinavam os 157 anos do nascimento do fundador do movimento escutista mundial, a Rotunda junto ao Pavilhão Multiusos, nas Colinas do Cruzeiro, foi batizada com o nome de Baden Powell numa cerimónia que contou com a presença de vários agrupamentos de escuteiros do concelho de Odivelas.

Em 2012 o Grupo 11, de Odivelas, da Associação de Escuteiros de Portugal, solicitou a Câmara Municipal de Odivelas que incluísse o nome de Baden Powell na toponímia da cidade. Como essa competência estava delegada nas juntas de freguesias a CMO remeteu o assunto à Junta de Freguesia de Odivelas que, ainda em 2012 aprovou essa pretensão, atribuindo o nome a esta Rotunda, aprovação que seria também feita pela Assembleia de Freguesia de Odivelas no início de 2013. Apesar das aprovações não foi dado o andamento necessário ao processo até que o Grupo 11 voltou a contactar a junta, após as eleições autárquicas de outubro de 2013, tendo o novo executivo avançado como processo que culminou com o descerramento da placa no sábado 22 de fevereiro.

DSC_0438

Na cerimónia estiverem presentes os Grupos 11 (Odivelas) e 19 (Pontinha) da Associação de Escoteiros de Portugal; o Grupo 69 (Odivelas) e 1177 (Famões) do Corpo Nacional de Escutas e a 1ª Companhia (Odivelas) das Guias de Portugal. Marcaram também presença Rogério Andrade, chefe regional de Lisboa e Vale do Tejo da AEP; Nuno Gaudêncio, presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e o seu vogal Ivo Polido; João Azeitona, assessor da presidente da Câmara Municipal de Odivelas e em sua representação; Tiago Jesus, assessor da vereadora Mónica Vilarinho e em sua representação; Pedro Martins, do anterior executivo da JFO e Ana Monteiro, prioresa da Confraria da Marmelada de Odivelas.

Com todos os agrupamentos presentes, em formatura, o padre José, da Paróquia de Odivelas, procedeu à bênção da Rotunda, seguindo-se o descerramento da placa toponímica.

1Após este ato seguiram-se as intervenções tendo usado da palavra Nuno Gaudêncio; Tiago Jesus; Joana Morgado, das Guias de Portugal; Padre José, chefe do agrupamento 69 do CNE e Carlos Reis, chefe do Grupo 11 da AEP.

Fotografias: Henrique Ribeiro