No sábado, 22 de março, vai realizar-se o ato eleitoral com vista à escolha da Coordenadora Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda. As eleições decorrerão entre as 11h00 e as 19h00 na sede do BE em Odivelas na Rua Fernão Lopes, 5. Em simultâneo terá lugar a votação para a Coordenadora Distrital de Lisboa.

A única lista concorrente tem a seguinte composição:

Efetivos:

1. Inês Ferreira – Estudante

2. António Rodrigues – Professor

3. Nuno Costa – Informático

4. Sara Simões – Operadora de call-center

5. Paulo César – Ator

6. Patrícia Barreira – Galerista

7. António Carvalho – Oficial de justiça

8. David Machado – Vendedor de automóveis

9. Andreia Meijinhos – Estudante

Suplentes

1. Paulo Sousa – Funcionário Público

2. Cláudio Alves – Reformado

3. Dália Fernandes – Funcionária pública

4. Rui Nunes – Desempregado

5. João Rocha – Valorsul

6. Ilda Martins – Operadora de cal-center

7. João Curvêlo – Estudante

8. António Fernandes – Empresário

9. Fátima Silva – Técnica de fisioterapia

 Proponentes

Fernando Oliveira

Maria do Carmo Gonçalves

Luís Santos

João Marques

Fernando Fontinha

José Falcão

Vítor Tavares

Osvaldo Rojas

A lista concorrente apresenta a seguinte Moção de Estratégia:

As eleições para a Comissão Coordenadora Concelhia de Odivelas realizam-se no momento em que se aproxima o fim do programa da Troika e a direita promove uma campanha de propaganda no sentido de esconder os resultados desastrosos da política de austeridade. Isto apesar de a realidade (e os números) desmentirem cabalmente essa tese. Ao mesmo tempo, o Governo prepara a nova fase da política de austeridade, que será marcada pelas regras do Tratado Orçamental, ou seja, uma austeridade agravada.

 Este cenário coincide com um abrandamento da luta social, que atingiu nos últimos anos níveis de mobilização nunca vistos desde o 25 de Abril, mas decaiu na sequência da resolução da crise política de Julho de 2013. Assim, a redinamização da contestação social a este Governo e à política de austeridade está no centro de todas as prioridades da organização do Bloco.

 Bloco vencedor nas autárquicas

 Nas eleições autárquicas de 2013 o Bloco foi o único partido a crescer em número de votos para a Câmara e Assembleia Municipal. Duplicámos a representação na AM e garantimos a eleição em todas as assembleias de freguesia. Ao mesmo tempo, os partidos do Governo tiveram uma derrota estrondosa. Por seu lado, o PS, apesar da vitória, não conseguiu a maioria dos lugares na AM.

 Manter o nível de trabalho apresentado pelo Bloco de Esquerda, no último mandato na Assembleia Municipal de Odivelas (onde fomos o partido que mais documentos submeteu a votação), alargando-o às assembleias de freguesia, é o compromisso da Concelhia. Para tal, torna-se necessário aprofundar o conhecimento dos problemas específicos de todas as freguesias. É objetivo da Concelhia alargar a sua rede de contactos e informações a todas as freguesias, em particular na freguesia em que estamos menos fortes (Pontinha/Famões).

 A Concelhia de Odivelas terá de levar os problemas das populações para as assembleias e ao mesmo tempo trazer, essas mesmas discussões, para junto das e dos cidadãos. Em simultâneo, a Concelhia tem de garantir que as lutas nacionais do Bloco chegam às populações de Odivelas, seja através da realização de eventos diversos (debates, ciclos de cinema, concertos) e/ou da distribuição do material de propaganda central do partido.

 É necessário, igualmente, trazer para Odivelas mais lutas sociais. É fundamental aprofundar discussões sobre temas como o feminismo, a imigração, a emergência da extrema direita, a precariedade, o ambiente e a cultura, entre outros. A discussão desses temas, num plano mais local, permitirá, por um lado, reforçar a intervenção institucional do Bloco e, por outro, reforçará a participação e mobilização dos e das cidadãs para esses combates.

 A defesa dos serviços públicos continuará a ser uma prioridade política. Em particular, a defesa da água pública, nas ruas, nos SMAS de Loures e nas assembleias será uma batalha para manter e reforçar. Combater as parcerias-público-privado e defemder a gestão pública dos bens municipais, e respetiva responsabilização, é o nosso compromisso.

 Reforçar o trabalho com a juventude

 Num concelho com cinco escolas secundárias e um estabelecimento de ensino superior, o trabalho com a juventude tem de ser uma prioridade. Nos últimos anos, a coordenação entre a Concelhia e a Coordenadora Estudantil tem sido praticamente inexistente. Paralelamente, temos muitíssimo poucos militantes no secundário, sendo a nossa intervenção direta junto desse sector algo por explorar. Por outro lado, a nossa presença nos sectores mais jovens que não estão a estudar exige uma abordagem estruturada por parte da concelhia e de todo o BE.

 A Concelhia deve empenhar-se nas atividades que grupos de ativismo juvenil promovam. Os estudantes poderão assim melhorar as suas atividades, e pensamos inclusive que isto poderá contribuir para uma maior descentralização das atividades realizadas. Por outro lado, consideramos fundamental que a Concelhia promova uma intervenções constantes junto dos jovens (concertos, distribuições de materiais específicos, empenhamento em lutas como a do SkatPark, por exemplo e etc.).

 A sede do Bloco de Esquerda como polo de construção de alternativas políticas

 A nova sede do Bloco de Esquerda em Odivelas, que serve as concelhias de Odivelas e de Loures, é uma infraestrutura que pemitirá potenciar a atividade política do movimento para um nível mais elevado. Com um espaço que permite a realização de eventos variados, que vaõ desde sessões de cinema, a concertos musicais, passando por ciclos de debates e por pequenos espetáculos de teatro ou outras performances, o desafio das concelhias responsáveis é construir, em conjunto, um programa dinâmico e diversificado que seja atrativo para as e os cidadãos e assegure o refprço das lutas políticas em que o Bloco está envolvido, dentro e fora do concelho. Para tal, é necessário garantir que a sede esteja aberta ao público com regularidade.

 Organização da Concelhia

 Desde sempre, o Bloco de Esquerda em Odivelas optou por uma estrutura organizativa horizontalizada, privilegiando o funcionamento em plenário. Esta forma de organização do trabalho tem-se revelado muito positivo, quer na angariação de novos ativistas, quer na distribuição do trabalho político por um conjunto mais alargado de militantes, garantindo, dessa forma, um reforço da pluralidade interna e uma maior capacitação de um conjunto mais amplo de ativistas.

 Assim, no próximo mandato a Concelhia de Odivelas manterá a sua forma de funcionamento, privilegiando o plenário em detrimento do funcionamento da coordenadora concelhia.