6   Arranque oficial foi no domingo na Pontinha

  O mercado de levante, à entrada da Pontinha, transformou-se, no      passado domingo num salão de eventos para receber a cerimónia de  abertura oficial do programa de comemorações do 45º aniversário do  25 de Abril de 1974 no concelho de Odivelas. A estrutura da cobertura  do mercado foi revestida, nas abas laterais, com painéis alusivos à  Revolução dos Cravos, executados por alunos da Universidade  Europeia.

 Os discursos da presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador; do presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita e da presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, Corália Rodrigues, constituíram a parte dedicada às intervenções políticas, A cerimónia abriu com a intervenção de Ricardo Loução, professor e coordenador do curso de Design da Universidade Europeia, cujos alunos conceberam os painéis e contou ainda com um momento de poesia de abril lida por um representante de cada uma das freguesias, ou uniões de freguesia, do concelho de Odivelas: A Mariana, de 10 anos, da freguesia de Odivelas; o Tiago Serra, de 20 anos, da freguesia de Pontinha/Famões; o Mário Carvalho, de 30 anos, da freguesia da Ramada/Caneças e a Paula Nunes, de 40 anos, da freguesia Póvoa Sto. Adrião/Olival Basto. O encerramento da cerimónia coube à Banda Filarmónica da Sociedade Musical Odivelense.

O programa começou com os discursos oficiais, em que o primeiro orador foi o professor Ricardo Loução, coordenador do curso de Design da vizinha Universidade Europeia, cujos alunos conceberam os painéis já referidos, seguindo-se a Presidente da Junta de Freguesia, Corália Rodrigues, que agradeceu aos funcionários da Junta envolvidos o grande esforço que fizeram para conseguirem realizar toda a transformação do Mercado em dois dias, mesmo com este a funcionar, sublinhando depois a necessidade de prosseguir o espírito e as conquistas de Abril através do trabalho em rede, a vários níveis, como tem vindo a ser feito pela Autarquia com diversos parceiros. Falaram depois o Presidente da Assembleia Municipal, Miguel Cabrita, e a Presidente da Câmara Municipal, Susana Amador.

Seguiu-se um momento de poesia, representando as quatro Freguesias do Concelho, em que declamaram poemas de Abril a Mariana, de 10 anos, da Freguesia de Odivelas; o Tiago Serra, 20 anos, Freguesia Pontinha/Famões; o Mário Carvalho, 30 anos, Freguesia Ramada/Caneças; e a Paula Nunes, 40 anos, Freguesia Póvoa Sto. Adrião/Olival Basto. Simbolizaram-se, assim, as quatro décadas desde o 25 de Abril.

A cerimónia encerrou em grande, com um magnífico concerto pela Sociedade Musical Odivelense.

Entre a assistência encontrava-se o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, os vereadores da CMO Fernanda Franchi, Hugo Martins, Maria da Luz Nogueira, Mónica Vilarinho e Rui Francisco; o presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio; o presidente da União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, Rogério Breia; o presidente da Junta da União das Freguesias da Ramada e Caneças, Ilídio Ferreira; o primeiro presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Manuel Varges; o presidente da Municipália, Mário Máximo e o seu vogal, Luís Sá e o ex-vereador da CMO Carlos Lourenço.

 «A Pontinha tem muito de simbólico»

 Susana Amador iniciou a sua intervenção considerando um privilégio estar na Pontinha para o início oficial das comemorações. «Tem muito de simbólico a Pontinha». Susana Amador saudou o executivo da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões e todos os seus trabalhadores que também contribuíram para o sucesso do evento e «Destes dias intensos onde Abril será a palavra, o momento, a simbologia e um momento seguramente muito importante para todos nós».

Susana Amador afirmou que «O município de Odivelas é um município de abril. É um município que tem uma das páginas mais bonitas da história de Portugal. São poucos os municípios do país que tem uma página tão determinante, uma data maior na sua história como é o caso do município de Odivelas e da freguesia Berço da Liberdade, a Pontinha. Nem todos os municípios têm esta singularidade. E, esta singularidade e este privilégio, dá-nos também uma enorme responsabilidade. Um município que tem uma página tão importante do ponto de vista da história política contemporânea tem de transportar diariamente esse legado que é de facto uma enorme responsabilidade e isso faz com que tenhamos que, ao nível das comemorações, quer ao nível das nossas políticas municipais, quer ao nível da mensagem política, lembrarmos diariamente a todas as gerações da importância a mensagem de Abril».

Sobre as comemorações Susana Amador considerou que «Quarenta anos são de facto uma data maior e apesar das dificuldades e das limitações financeiras decididamente todos juntos somos sempre mais fortes. Cada um por si, a câmara, a junta, a Municipália, as outras freguesias, se calhar teríamos um programa disperso, pouco coeso e mais fraco. Estas comemorações e este tipo de iniciativas são um exemplo vivo de que quando estamos juntos chegamos sempre mais longe e fazemos sempre mais e melhor».

 «A história que vivemos desde o 25 de Abril mudou por completo a face do país»

 Miguel Cabrita, presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, centrou a sua intervenção em mensagens de parabéns à Câmara Municipal de Odivelas e a Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões «Por terem tido a excelente ideia de nesta ano, em que se assinala o 40º aniversário do 25 de Abril, fazerem um programa mais exigente e mais vasto do que é costume no nosso município tão ligado à história do 25 de Abril». O orador particularizou os parabéns a Susana Amador, presidente da câmara, ao vereador Edgar Valles, que está a coordenar este programa, «Porque 40 anos passados sobre o 25 de Abril é fundamental que sejamos capazes, enquanto sociedade, de reiterar a importância que esta data teve para o nosso país e para a nossa sociedade. Quarenta anos é muito tempo para muita gente, para as gerações mais jovens e nestes tempos difíceis que vivemos é uma memória que para muitos será longínqua e nos tempos que vivemos é de fácil que o pessimismo e a tentação de dizer que foi em vão se instalem. Mas, as dificuldades, que vivemos e o pessimismo com que muitos hoje vivem não podem permitir que sejamos espoliados de uma coisa: O nosso, a nossa história e a nossa identidade. É por isso importante que que sejamos capazes de sublinhar que, 40 anos depois, o 25 de Abril continua a ser uma data fundamental e que a história que vivemos desde o 25 de Abril mudou por completo a face do país independentemente das dificuldades que hoje temos».

 «Uma sociedade mais justa e equitativa onde todos tenham oportunidade para viver com dignidade»

 Corália Rodrigues, presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, defendeu a continuação do Regimento de Engenharia Um na Pontinha perlo contributo que esta unidade militar tem prestado às autarquias em obras para a melhoria de vida das populações. A oradora disse ainda que para cumprir Abril é preciso o trabalho de todos, com todos e para todos «De modo a que os nossos jovens possam acreditar que é possível construir um futuro melhor no nosso país e para o nosso país, tal como acreditaram os que, há quarenta anos, seguiram com entusiasmo os caminhos traçados pelos democratas portugueses e abertos pelo Movimento das Forças Armadas. Esses caminhos não se esgotam, antes pelo contrário, precisam de continuar a ser desbravados por todos num esforço coletivo com visão de futuro sem atrofiar o presente. E, mais uma vez, o trabalho em rede no dia-a-dia será a base para alcançar as metas, que todos desejamos, de uma sociedade mais justa e equitativa onde todos tenham oportunidade para viver com dignidade».

2 3 4 5