A concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda, em nota de imprensa, que publicamos na íntegra, toma posição sobre o acordo entre os municípios de Loures e Odivelas sobre a questão dos SMAS,

Esta segunda-feira chegou ao fim a intenção da Câmara Municipal de Odivelas em privatizar o serviço de abastecimento de água e recolha de efluentes no concelho. A vontade da maioria PS-PSD esbarrou na determinação dos e das trabalhadoras dos Serviços Municipalizados de Loures /SMAS, das forças políticas de esquerda e da população.

Assim, foi hoje tornado público o entendimento entre os executivos dos municípios de Loures e Odivelas para a criação de uma empresa intermunicipal que assegure o serviço público nos dois concelhos. Essa era a solução que o Bloco de Esquerda defendeu desde o primeiro momento.

Recorde-se que PS e PSD chumbaram na Assembleia Municipal de Odivelas uma proposta do Bloco que assentava em cinco eixos fundamentais:

1) demissão imediata da então administração dos SMAS;

2) criação de uma empresa intermunicipal que garanta o serviço público prestado pelos SMAS em Odivelas e Loures;

3) gestão partilhada da empresas intermunicipal;  4) transparência na gestão, permitindo o controlo pelas assembleias municipais; 5) manutenção dos postos de trabalho dos SMAS.

Pese embora a solução encontrada tenha sido a que melhor protege o interesse público, há questões que ainda estão sem resposta:

a) Porque é que se perdeu mais de um ano neste processo, que apenas desgastou trabalhadores e cidadãos?

b) Quanto custará ao município de Odivelas a anulação do concurso público para a concessão desses serviços?

O Bloco de Esquerda congratula-se com a solução encontrada e saúda todos e todas que defenderam o serviço público e os postos de trabalho das e dos profissionais dos SMAS de Loures.