A nova Esquadra de Trânsito da PSP para o concelho de Odivelas foi inaugurada esta manhã com a presença do ministro da Administração Interna. Miguel Macedo e da presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador.

Há muito que os autarcas e políticos de Odivelas, bem como a PSP desejavam a entrada em funcionamento da nova esquadra uma vez que as instalações onde até agora funcionava a divisão de trânsito, junto à escola Carlos Paredes, também na Póvoa de Santo Adrião, estavam muito degradadas não permitindo condições dignas de trabalho aos profissionais da PSP que ai desempenhavam as suas funções.

PSP_Povoa_4

 As novas instalações situam-se na antiga escola Chafariz D’el Rei, que foi desactivada. Consciente da necessidade de uma nova esquadra para funcionamento da Divisão de Trânsito a Câmara Municipal de Odivelas cedeu a antiga escola e participou também, a par com o Governo, no investimento de 300,00 euros feito nestas instalações. A Junta da União de Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto arranjou os espaços exteriores tornando mais agradável esta entrada da vila da Póvoa.

Miguel Macedo, na sua intervenção reconheceu que existem muitas esquadras degradadas e anunciou a intenção do Governo de investir 25 milhões de euros, até ao final do mandato, nesta área de intervenção que, no entender do ministro, resulta do facto de durante 40 anos o país não ter investido de forma planeada no conjunto das estruturas das forças de segurança. É intenção do Governo recuperar e construir 32 novas esquadras.

 Para o ministro da Administração Interna é mais importante a localização das esquadras que a sua quantidade e é isso que o Governo pretende fazer com a reorganização das esquadras em Lisboa e no Porto.

PSP_Povoa_2

 Miguel Macedo disse ainda que este é «Um bom  exemplo de cooperação entre as autarquias locais e o poder central» sublinhando que  «Se a Câmara Municipal de Odivelas não tivesse cedido este espaço, não teríamos tido possibilidade de fazer esta remodelação».

 Susana Amador, presidente da CMO, considerou a nova esquadra como a concretização de um sonho e lembrou que a política se faz da palavra e da promessa credível, agradecendo ao ministro da Administração Interna por este projeto e sublinhando que «É obra a obra que o concelho de Odivelas melhoram».

 No evento estiveram presentes o secretário de estado da Administração Interna, João Almeida; o diretor nacional da PSP, Luís Farinha; o comandante da Divisão Policial de Loures, subintendente António Resende; o presidente da Assembleia   Municipal, Miguel Cabrita; os vereadores Carlos Bodião, Edgar Valles, Hugo Martins, Mónica Vilarinho, Paulo César Teixeira e Sandra Pereira; o presidente da Junta da União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, Rogério Breia;  o presidente da Junta de Freguesia de Odivelas,  Nuno Gaudêncio, o presidente da Municipália, Mário Máximo e o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

PSP_Povoa_3

Fotografias: GC/CMO