Depois de uma pré-publicação num jornal local de Odivelas do seu romance Kalunga, sobre áfrica e a guerra colonial, João Carvalho viu agora impresso o seu primeiro livro O Meu Dono é um Sem-abrigo, Migalhas de Humanidade, editado pela Chiado Editora e lançado recentemente no Pavilhão Polivalente de Odivelas numa sessão que contou com a presença de muitos odivelenses e amigos do autor.

Há muito que o pontinhense João Carvalho, pontinhense e cidadão consciente, é um homem de escrita, com escritos diversos em vários órgãos de comunicação social local. Também é um homem das palavras, com apresentação de programas de debate, como o Globalidades, na extinta NOTV. Cidadão consciente e participativo foi membro de Assembleias Municipais e de Freguesia, integrando várias comissões, como a da Educação, da Assembleia Municipal de Odivelas, que teve um importante papel na resolução, há uns anos, da situação da então Escola Preparatória Gonçalves Crespo que se encontrava muito degradada. Reformado, de 63 anos, é licenciado em direito exerceu a atividade profissional como jurista em várias grandes empresas nacionais.
O livro foi apresentado pelo também escritor e jornalista Paulo Aido, que já exerceu funções de vereador na Câmara Municipal de Odivelas. Na mesa da sessão estiveram ainda Afonso Rodrigues, da Chiado Editora e Susana Ramalheiro, do Movimento Odivelas no Coração, instituição solidária do concelho de Odivelas que João Carvalho decidiu apoiar com a receita dos livros vendidos nesta sessão.
Nas crónicas e artigos que ao longo dos anos tem vindo a publicar vários jornais, João Carvalho sempre demonstrou a sua capacidade de observação e a sua preocupação com o mundo que o rodeia. Neste livro, continua a revelar esses atributos mas também uma grande humanidade e a capacidade de colocar em texto essa preocupação e os resultados das suas observações e vivências, em histórias, ficcionadas, é certo, mas que acabam por ter um fundo real no quotidiano de todos.

 Área de transferência01 Área de transferência03 Área de transferência04 Área de transferência05