Na terça-feira, 18 de agosto, a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador e o presidente da direção da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças assinaram um contrato programa através do qual a autarquia garante o pagamento da totalidade das obras de reabilitação das instalações de apoio ao campo da Lapa.

Na mesa da cerimónia protocolar de assinatura do documento estiveram a edil de Odivelas, Susana Amador, o presidente da SMDC, Rui Simões e o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas, Paulo César Teixeira.

Entre a assistência estiveram o presidente da Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças e a sua vogal Deolinda Martins, bem como vários membros da direção da SMDC.

O valor total da comparticipação municipal é de 101.661,35 € (cento e um mil, seiscentos e sessenta e um euros e trinta e cinco cêntimos), prevendo a contribuição municipal inicial de 20.000,00 € (vinte mil euros), correspondente à primeira fase dos trabalhos de requalificação, no âmbito do Apoio Extraordinário ao Associativismo aprovado em Reunião da Autarquia.

Na cerimónia usaram da palavra a presidente da câmara e o presidente da colectividade.

A correção de uma situação injusta

Rui Simões agradeceu ao executivo municipal este contribuição, com agradecimentos especiais a Susana Amador e Paulo César Teixeira bem como ao anterior vereador do Despor e hoje vice-presidente da autarquia, Hugo Martins.

Sublinhou o facto de esta comparticipação acontecer fora de um contexto pré-eleitoral e que este acto era o corrigir de uma situação anómala que prejudicava a SMDC e se arrastava há vários anos.

Referiu ainda o facto de a nova direção da sua coletividade, recentemente empossada, tem cinco jovens na sua constituição que reputou de importante para a renovação do movimento associativo.

Referiu ainda o grande esforço da Divisão Municipal de Desporto para desenvolver o seu trabalho com pouco dinheiro e solicitou a Susana Amador um reforço nas verbas para o desporto no orçamento de 2015.

Discurso completo em áudio

A crise não impede a autarquia de fazer obra

A presidente da Câmara Municipal de Odivelas referiu que, mesmo em tempo de crise e com cortes drásticos nas receitas próprias do município e nas verbas transferidas pelo Governo, a autarquia continua a fazer obra, informando que só neste verão estão a decorrer três obras em escolas básicas, que está a ser recuperado o Centro de Dia de Caneças, um muro que caiu no Olival Basto e a requalificação na Praça Dr. Hermínio Estrela na Pontinha que representam um investimento municipal que ronda o meio milhão de euros.

Sublinhou que este comparticipação é uma boa âncora para a coletividade que tem uma componente cultural enraizada e uma dinâmica desportiva assinalável.

 Discurso completo em áudio:

 Texto e fotografias: Henrique Ribeiro