Na próxima segunda-feira, 11 de agosto, vão ter início obras de recuperação e beneficiação na Praça Dr. Hermínio Estrela, na Pontinha, num investimento municipal que ronda os 50 mil euros e que resulta do Orçamento Participativo.

Para além de ser uma proposta dos fregueses da Pontinha para o Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Odivelas a obra é também uma velha aspiração de Corália Rodrigues, presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões que  considerava fundamental a reorganização daquele espaço, um dos mais nobres da freguesia da Pontinha que tem um aspecto pouco digo para além de ser pouco funcional.

Ao Odivelas Notícias Digital a autarca referiu o estacionamento de forma desordenada com os carros quase em cima uns dos outros sem espaço para os peões circularem para além da forma como estão os contentores do lixo e o ecoponto.

A obra, entregue por concurso à empresa que apresentou o orçamento mais baixo, vai durar dois meses e alterar completamente o espaço.

O vereador com o pelouro das Obras Municipais, Hugo Martins, explicou ao Odivelas Notícias Digital que a obra  vai permitir o ordenamento do estacionamento, que ficará com 125 lugares perfeitamente delimitados dos quais 4 serão reservados a viaturas de pessoas com mobilidade condicionada.

Serão criadas zonas de atravessamento para os peões, algumas áreas verdes e uma passadeira nas traseiras das paragens dos transportes públicos com uma delimitação arbórea dos espaços e o  acesso automóvel a partir da Rua de Santo André irá ser alterado, com o objetivo de reduzir a conflitualidade que o atual acesso provoca.

Apesar de se tratar de um terreno de propriedade privada existe um cedência em direito de superfície por 99 anos a favor do município de Odivelas que permite à autarquia a realização destes melhoramentos.

Em nota de imprensa a Câmara Municipal de Odivelas apela à melhor compreensão dos munícipes para eventuais incómodos que ocorram durante a execução dos trabalhos.