A Câmara Municipal de Odivelas cancelou a peça “O Matadouro Invisível” com estreia prevista para esta noite no auditório do Centro Cultural Malaposta. A pedido do Odivelas Notícias o município enviou à nossa redação o esclarecimento que transcrevemos na integra

A Câmara Municipal de Odivelas, por imposição legal no âmbito da legislação que prevê a extinção de empresas municipais, foi obrigada a internalizar as atividades culturais e desportivas desenvolvidas, até aqui (31 de outubro) pela Municipália E. M.

Entre os equipamentos municipais até aqui sob responsabilidade daquela empresa municipal, encontra-se o Centro Cultural Malaposta, local onde estaria programada uma reposição da peça “O Matadouro Invisível”.

Assim, a autarquia encontra-se desde o dia 1 de novembro a dar continuidade à promoção da cultura, com Teatro, com Cinema, com Música, com Arte tendo a necessidade de avaliar toda a programação, respetivos recursos necessários e a melhor otimização dos serviços que agora internalizaram as unidades orgânicas da Câmara Municipal.

Neste sentido, face à inexistência de compra de bilhetes para o espetáculo, aliada ao testemunho de munícipes e colaboradores que dão conta de que no passado a peça não teve grande expressão de afluência e espetadores, a Câmara Municipal entendeu não estarem reunidas condições para proceder à reposição da referida peça, pelo que entendeu cessar o contrato celebrado ainda com a empresa Municipalia, e evitar desta forma o fracasso de assistência do espetáculo. Para o efeito, emitiu ofício aos 4 atores contratados para a peça. A saber: Alberto Quaresma, Raquel Dias,, Vera Azevedo e Joana Brandão, dando nota desta mesma cessação.

A Câmara Municipal de Odivelas tem na sua política de cultura um investimento sério, certo, que promova a igualdade de oportunidade para todos, conferindo-lhe como à Educação e à Saúde, diretos fundamentais das pessoas.

A esta Câmara Municipal não tem faltado investimento nesta área, dentro das suas capacidades e a esta autarquia não é, sequer admissível “apontar-se o dedo” em matéria de Cultura e de apoio à produção e divulgação artística.

O Centro Cultural Malaposta é um equipamento de excelência, onde a cultura acontece todos os dias, como acontece no Centro de Exposições de Odivelas, como acontece na Biblioteca Municipal D. Dinis.

Aos atores, a Câmara Municipal reconhece o talento, a entrega e agradece com estima a dedicação.