Em nota de imprensa enviada ao Odivelas Notícias, data de 15 de julho e assinada pelo Gabinete de Comunicação e Gestão das Redes Sociais da Comissão Política Concelhia do PS Odivelas, é expressa a congratulação socialista pela aprovação do Plano Diretor Municipal.

Transcrevemos essa nota na íntegra.

 Com a constituição do Município de Odivelas em 1998, iniciou-se um caminho que estabeleceu o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes e recentrar o território de Odivelas no contexto da Área Metropolitana de Lisboa.

Desde então foram traçadas políticas e princípios orientadores do desenvolvimento sustentável do Município. Foi definida uma estratégia territorial e foram elaborados estudos sectoriais para melhor conhecer o território.

Apesar de todas as vicissitudes administrativas e legais impostas ao longo do tempo, no passado dia 29 de junho foi deliberado e aprovado na 10ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas, o primeiro Plano Diretor Municipal elaborado no Município de Odivelas.

Para trás fica uma matriz de território, herdada de Loures, que promoveu a densidade de construção e que se pautou pela ausência de desenho urbano, pelo défice de espaço público de qualidade e pela carência de programação de equipamentos coletivos de recreio e lazer.

O Partido Socialista defende uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável e integrada, onde as assimetrias são progressivamente corrigidas e a igualdade de acesso às infraestruturas, equipamentos, serviços e funções urbanas são uma prioridade.

O novo PDM de Odivelas, de 2.ª geração, pugna por políticas públicas locais que promovam o equilíbrio ambiental e a preservação do património cultural, que desenvolvam a economia e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Com a aprovação do PDM de Odivelas foi aberta uma nova janela para o futuro do nosso concelho e para a resolução dos condicionalismos existentes na legalização das Áreas de Génese Ilegal que adiaram anos a fio o sonho das populações em ter uma habitação legalizada.

Acreditamos que o novo PDM irá permitir afirmar Odivelas como uma terra de oportunidades, uma terra boa para viver, para crescer, para trabalhar e para investir.