Nos dias 28, 29 e 30 de agosto realiza-se no Pinhal da Paiã, freguesia de Pontinha e Famões, concelho de Odivelas, uma iniciativa de cariz popular, em que serão retomadas algumas tradições lúdicas ligadas à lavoura, como as garraiadas e cavalhadas, num ambiente de feira onde se podem fazer passeios de burro, observar animais da quinta, praticar jogos populares ou adquirir produtos agrícolas e artesanais, entre outras atividades.

A Junta de Freguesia de Pontinha e Famões é um dos parceiros deste evento.

Com uma área de 25 hectares, o Pinhal da Paiã, situado no vale com o mesmo nome onde outrora se localizavam extensas explorações agrícolas, é o parque arborizado de maior dimensão no concelho de Odivelas.

Em meados do século passado era um local muito procurado aos domingos por famílias de pequenos comerciantes e do operariado, que vinham sobretudo nas zonas mais próximas do Concelho de Lisboa (Carnide, Luz, Benfica) e ali passavam o dia em alegres piqueniques.

Atualmente, este espaço povoado de frondosas árvores centenárias continua a ser um local onde se reúnem muitos apreciadores dos convívios e repastos ao ar livre, não sendo raro o local destinado a parque de merendas estar superlotado aos fins de semana.

Por outro lado, tem havido algum investimento em equipamentos de desporto ao ar livre, nomeadamente um circuito de arborismo, modalidade radical que aproveita as árvores de grande porte, como são quase todas as que ali existem, para a prática de atividades físicas.

Bem perto, a pouco mais de uma centena de metros, situa-se o Centro Equestre da Escola Agrícola D. Dinis, dedicado ao ensino e prática de hipismo, assim como a Ecopista, um percurso pedestre que atravessa os terrenos desta escola de ensino profissionalizante.