O VII Encontro Concelhio da Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Odivelas – Fapodivel, decorreu no dia 03 de maio, na Escola Secundária da Ramada e teve como tema a Alimentação na Escola. O evento contou com a participação de inúmeros oradores convidados que explanaram ideias e conhecimentos durante um soalheiro sábado.

 Na sessão de abertura, Adelino Ramos, membro da Fapodivel, deu as boas vindas a todos e enalteceu o facto de a Fapodivel trazer para a discussão pública mais um tema fraturante e que urge discutir, nomeadamente ao nível das competências de cada entidade.

Célia Croca, em representação da vereação de Educação da Câmara Municipal de Odivelas, referiu o importante papel da alimentação no crescimento saudável da criança e jovem e na forma como tal começa ainda no feto na barriga da mãe e ainda na própria educação alimentar realizada no ambiente familiar.

Ilídio Ferreira, presidente da Junta da União das Freguesias da Ramada e Caneças, elogiou a realização deste encontro como forma de dar a conhecer o que é feito e o que não é feito ou mal feito, pelas diversas entidades envolvidas na temática da Alimentação, para a questão das competências da Câmara de Odivelas no controlo da alimentação nos refeitórios nas escolas do concelho e na obrigação de as empresas privadas de fornecimento, cumprirem obrigatoriamente com as suas obrigações.

António Boa-Nova, Presidente Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária. da Ramada, enalteceu o facto de ser o presente encontro o primeiro a realizar-se numa escola do concelho, referindo ainda, a importância que se deve dar à alimentação nas escolas, nomeadamente, no presente contexto económico-social, já que existe no atual momento, um considerável número de crianças e adolescentes que sofrem de carência alimentar, e em que muitas das vezes, ao chegarem à escola ainda não tomaram qualquer refeição.

Realizou-se de seguida um Workshop, no refeitório da escola, sobre o tema O que a alimentação revela de nós, em que a nutricionista Isabel Costa, explicou, de uma forma muito prática, os desperdícios alimentares e a responsabilidade individual de cada um, além de efetuar atividades de interação com as dezenas de jovens e pais presentes.

O almoço do Encontro Concelhio foi realizado no espaço envolvente ao Moinho da Escola Secundária da Ramada e teve a presença e atuação do Rancho Folclórico Os Moleiros do Pomarinho.

Da parte da tarde, Mário Máximo, presidente do conselho de administração da Municipália falou da importância da parceria com a Fapodivel e dos benefícios que este espaço cultural de Odivelas oferece a todos os associados das associações de pais da federação, em particular, e à população em geral, referindo ainda a importância do tema da alimentação escolar e da necessidade de o mesmo ser tratado por quem possui o conhecimento, sendo por isso importante dar a palavra a quem efetivamente sabe discutir o assunto.

No primeiro painel da tarde, com o tema da Educação para a Saúde/Nutrição, sob a moderação de Alexandra Alves da Fapodivel, Filipa Coelhoso, professora universitária, do ISCE, realçou a importância dos comportamentos e da necessidade obrigatória de os mesmos serem trabalhados de forma individualizada e com o foco na personalidade do individuo.

Fazendo referência à vasta experiência acumulada no contacto direto com jovens, nomeadamente na vertente dos distúrbios alimentares e do alcoolismo, afirmou que a saúde não pode ser só considerada como a ausência da doença, mas sim e acima de tudo, deve ser olhada numa prespetiva da educação para a saúde.

Ana Gralheiro, diretora do Agrupamento de Escolas D. Dinis de Odivelas, colocou a enfase em formas alternativas de encarar a temática da alimentação, tal como seja o envolvimento interpares, a prespetiva do professor como facilitador e resolutor de problemas e na adoção de novas técnicas como sejam a mediação e a filosofia como abordagens do bem-estar pessoal e por consequência alimentar.

Ana Gomes em representação da Direcção-Geral da Saúde enalteceu as recomendações estatais efetuadas para uma alimentação diária mais saudável, fazendo referência à nova tabela dos alimentos a disponibilizar brevemente e às diretivas emanadas do poder central, como forma de as escolas poderem servir mais e melhor comida.

O segundo painel, subordinado ao tema Obesidade Infantil – Problema Emergente de Saúde, com a moderação de Pedro Martins da Fapodivel, teve como palestrante Henrique Santos, farmacêutico e especialista em nutrição da Farmácia Altinho, que demonstrou a sua experiência de proximidade para com a comunidade escolar, como fator extremamente importante de sensibilização dos problemas da obesidade infantil, tanto para pais como para filhos.

Como conhecedor técnico da matéria relatou casos práticos e reais de situações a evitar, mas também a resolver e combater. Enalteceu ainda o papel cada vez mais social da farmácia e a forma como as crianças e os jovens já as procuram como forma de adquirirem conhecimento e ajuda.

Diogo Massano, dietista, formado na Escola Superior Tecnologia da Saúde de Lisboa, referiu a importância do evitar desequilíbrios nutricionais, da relação entre uma boa alimentação e um melhor desempenho escolar, no cuidado que se deve ter nas novas introduções alimentares, no facto novo de a obesidade se poder iniciar na barriga da mãe e para o facto fundamental de que o paladar é algo que se educa.

Patrícia Aguiar, da Direcção-Geral da Saúde referiu as novas restrições legislativas no âmbito da proibição de certos produtos serem colocados à venda nas escolas, no intuito de as crianças e jovens terem uma alimentação mais saudável.

Na Sessão de Encerramento, Fernanda Franchi, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Odivelas, referiu a importância destes encontros para a comunidade escolar e para o próprio município, nomeadamente como forma de conhecer e dar a conhecer todos os envolvimentos da temática, fazendo referência às medidas de apoio do município nomeadamente para as refeições escolares.

Edgar Oleiro, diretor da Escola Secundária da Ramada, enalteceu o facto de o encontro concelhio se realizar numa escola e ter sido possível interagir com a comunidade escolar através das atividades práticas ocorridas no refeitório e também pelo facto de ser possível adquirir mais e melhor conhecimento.

Referiu ainda como significativo o facto de as refeições na escola terem aumentado de forma exponencial após as melhorias implementadas, no seguimento dos contributos de toda a comunidade escolar.

Fernanda Pina, presidente do conselho executivo da Fapodivel, concluiu o encontro com uma mensagem de gratidão para com todos os «Heróis da educação da comunidade que a cada dia inventam uma nova forma de tornear as dificuldades que as politicas contra a educação pública tem efetuado». Referiu a importância das temáticas abordadas pela Fapodivel e as batalhas preconizadas por uma melhor educação. Terminou com um apelo para que todos os intervenientes no caminho educativo se mantenham juntos, por uma escola pública digna e de qualidade.

1610106_10201170759831189_2499381748886321275_n Rancho Folclórico e Etenográfico Os Moleiros do Pomarinho Workshop