Caros leitores… É mesmo para esquecer.
A disputa do mundial de futebol em terras de Vera Cruz acabou de apurar o Brasil como grande derrotado deste Mundial.
É verdade… O Brasil sai desta competição sem honra e sem glória, com mais uma derrota pesada, 0-3 com os Holandeses.
Infelizmente escrevo estas palavras sem qualquer tipo de satisfação pessoal até porque não fico satisfeito com a desgraça alheia. Deixo aqui um abraço fraterno e solidário ao povo brasileiro que está a sofrer na pele o desgosto de uma equipa sem sabor, sem esquema táctico e sem magia.
Infelizmente as equipas de top viveram de algumas ações individuais dos seus maiores artistas ou protagonistas o que deixa as equipas reféns de um só elemento. Veja-se o caso de Neimar, a equipa ficou sem soluções atacantes após a sua lesão.
Acho que os verdadeiros protagonistas deste mundial foram os guarda-redes.
Poderemos também analisar se o fracasso deste colosso mundial, se é mérito do adversário ou demérito próprio.
Sinceramente balanço-me mais para esta última hipótese. O sector defensivo demonstrou ser muito permeável e o meio campo sem imaginação e detentor de uma falta de técnica anormalmente característica no jogador brasileiro.
Vai levar muito tempo a esquecer a esquecer este desaire.
Ao Filipão o timoneiro do escrete canarinho desceu do céu ao inferno num estalar de dedos.
Não vai ter um futuro fácil não.
Para esquecer…
Os holandeses saem deste Mundial sem saber o que é o sabor da derrota. Cinco vitórias e dois empates e com o melhor jogador do mundial. Roben Van Gaal demonstrou uma vez mais toda a sua capacidade de liderar uma equipa e um País.
Falando do nosso cantinho á beira-mar plantado, a Associação de Futebol de Lisboa levou a cabo em Alverca e Sintra, sessões de esclarecimento, tendo em conta a preparação da nova época desportiva, que muito saúdo. São ações como esta em que dirigentes de clubes, conselho de arbitragem e direção da AFL esclarecem e afinam estratégias.
Parabéns ao presidente, Dr. Nuno Lobo e a toda a sua direção pela abertura e proximidade com os agentes desportivos.
Este é o futuro!
Prevêem-se dias muito difíceis para o futebol de formação e para os clubes que ainda sobrevivem.
Com as novas tarifas e franquias nos seguros desportivos e as custas do policiamento deixam-me muito apreensivo quanto a um futuro próximo…
Enfim… estes assuntos não vão mesmo dar para esquecer.

Vítor Cacito