É bem verdade caros leitores… Estamos no início das pré-épocas desportivas e com elas toda a emoção e ansiedade de saber as boas novas.
Pois é… Esta nova época desportiva fica marcada, desde logo, pela forma atípica da eleição da Direção da Liga e da recente impugnação ou pedido de repetição das mesmas por parte da FPF.
Outro dos factores que marcam esta nova época é sem sombra de dúvida o alargamento do campeonato nacional da primeira liga e da reinserção do Boavista neste mesmo campeonato deixando os clubes de topo sem datas disponíveis para qualquer tipo de situação decorrente da competição nos diversos trofeus em disputa.
Será que é benéfico este alargamento? Penso que não, mas o tempo o dirá…
Depois temos o campeonato nacional da primeira divisão de futebol feminino que deveria ser alargado para que efectivamente seja um campeonato competitivo e acabe no final das épocas desportivas á imagem do que é feito nos campeonatos masculinos.
Sou perfeitamente de acordo com o alargamento deste campeonato.
Será que a FPF vai finalmente começar a casa pelos caboucos e não pelo telhado. Não tenho dúvidas que as seleções nacionais são muito importantes para atletas, clubes e Portugal mas os interesses da FPF não se podem sobrepor ao trabalho desenvolvido nos clubes.
Quem efectivamente promove o futebol feminino são os Clubes e não a FPF. FPF organiza as diversa competições nacionais e muito bem.
Não existem seleções se não houver clubes, competições regionais e nacionais e claro está, as atletas que trabalham nos clubes. Fruto do seu trabalho são chamadas ás diversa seleções para representarem Portugal.
A ver vamos o que vai ser decidido pela FPF até que comecem as respectivas competições.
No capítulo monetário é que começam os graves problemas e aqui poucos mas poucos mesmo fogem á regra.
Apesar da grande maioria dos clubes portugueses apresentarem, ano após ano, resultados negativos nos seus balancetes finais, nada acontece!
Como é possível continuarem a ser inscritos clubes com dividas incalculáveis ás Finanças, Segurança Social e a uma grande parte dos seus atletas e treinadores?
Até quando esta proteção?
A troco de quê?
Não compreendo… Verdade desportiva? Talvez, não sei!
Continua-se a ouvir a assinatura de novos contratos e da movimentação de milhões como se fossem tostões.
E no final saldo negativo…
Como isto é possível?
Em qualquer outro setor temos falências e insolvências e no futebol? Verdadeira impunidade e cobertura.
Estes infelizmente são alguns temas de pré-época com os quais não me congratulo mas apenas fico preocupado como um adepto ou fã do futebol.
Afinal são apenas alguns meandros da…
Pré época desportiva em Portugal

Vítor Cacito