Começo esta crónica, danado com o tempo. Que o verão tem sido todo mais esquisito que jaquinzinhos fritos com puré de batata já todos tínhamos percebido deixando os calções nas gavetas e usando umas roupitas mais aconchegaditas, Mas, ter de usar o chapéu-de-chuva é que não estava mesmo nos planos do Zé. Na manhã desta quarta-feira o Zé apanhou uma molha daquelas que até chegam às cuecas, só para passear o canito. Não se faz. Tive de mudar de roupa e vestir aquela que estava programada para a próxima muda e nessa altura que vou eu vestir?
Pois vossemecês não sabem… Nem eu!

Já há uns anitos largos que o Finório vai à Quinta da Atalaia, no Seixal para ver a festa do Avante. Não que seja do PCP mas sim por que sou do PAF, ou seja, do partido dos admiradores da festa. Tirando aquelas coisas mais encarnadas, ou seja, mais politizadas, para as quais o Zé já não tem paciência, a festa enche as medidas ao Finório, e certamente também aos muitos milhares de pessoas que todos os anos vão, ao que é de facto o maior evento anual no país das maravilhas, superior aos muitos festivais com nome de refrigerante ou de empresa de telecomunicações. E depois dá gosto ver as criancinhas de tenra idade (que já não têm medo de ser comidas ao pequeno almoço pelos comunistas) a par com jovens, menos jovens, velhotes e até mais idosos ainda.
Agora que sou cronista de Odivelas reparo em certas coisas que antes não reparava e foi assim que percebi que na festa estavam algumas pessoas de Odivelas, a servir cafezinhos e bolinhos ou atrás da caixa registadora. É de facto de louvar o empenhamento e a entrega destas pessoas a uma causa. O Zé aplaude de pé. E, venham mais cinco!

Fiquei surpreendido ao ver a notícia de que as inscrições para o programa Casa dos Segredos superaram, em número, as candidaturas para o ensino superior. É de facto incrível o nosso país das maravilhas. Será que algum político de Odivelas se inscreveu? O Zé adorava saber. Por exemplo o segredo da mestrada presidenta seria: «Eu admiro o Seguro mas tenho de apoiar o Costa». O segredo do doutor matemático Hugo Martins seria: «Quando era pequenino o meu sonho era ser fuzileiro naval». O segredo do doutor Mário Máximo seria: «Detesto Fernando Pessoa e nunca li a Mensagem» O segredo da doutora Sandra Pereira seria: «O meu sonho é ser presidente da Câmara de Odivelas» Não isto não seria segredo nenhum porque toda a gente sabe que é o que a doutora queria. Ah, já sei o segredo é… «No fundo sempre gostei de gelado de limão». O segredo de Carlos Bodião seria: «No fundo, no fundo sempre gostei de cor-de-rosa». O segredo de Fernanda Mateus seria: «Adoro o papa Francisco mais que adoro Lenine». E o segredo de Xara Brasil (ainda se lembram quem é?) seria: «Gosto de marmelada branca de Odivelas». Pois vou ter mesmo de parar porque se vou falar dos segredos de todos ainda me sai alguma menos politicamente correta.

O bar do Pavilhão Multiusos de Odivelas tem um novo concessionário. Segundo ouvi dizer a concessão foi atribuída por concurso mas cá o Zé nunca viu o anúncio do dito cujo. Se visse se calhar até tinha feito uma candidatura ao microcrédito para concorrer. Adorava ser dono daquilo e de certeza que teria Água Tónica para vender. Não perceberam? O Zé conta. No domingo fui até lá para ver o ambiente e vi um senhor pedir uma Água Tónica. A simpática senhora ao balcão disse que água tónica simples não vendiam, só com gin, acrescentando que havia muita gente a pedir só água tónica. Éh pá garanto que embora pareça anedota não é. Foi mesmo verdade. Qualquer dia Odivelas ainda é mais conhecida que o Entroncamento.

Um dia destes ao passar por uma esplanada de Odivelas dei de caras com o camarada Ilídio Ferreira de braço ao peito. Adivinham que braço era? Claro que era o direito. Um homem de esquerda combate a direita até ao cair da cadeira. É verdade, o braço ao peito foi consequência da queda de uma cadeira, daquelas de resina que não valem nada mas que estão presentes em tudo quanto é sítio. E por aqui se vê a força da esquerda. Houve um de direita que caiu da cadeira e morreu. O camarada de esquerda apenas partiu o braço… direito. Falando mais solidariamente, os meus sinceros votos de melhoras e que rapidamente possa tirar o braço do peito. É que a sessão solene de Caneças é já neste fim-de-semana.

E pronto, já escrevi mais uma crónica. Agora, vou para a janela ver a chuva a cair na rua. Volto para a semana, ou não!

Gambuzino ao saco…
Gambuzino ao saco…