2015_cartaz_festa_avanteNos dias 04,05 e 06 de setembro vai realizar-se mais uma edição da Festa do Avante, que terá lugar, como habitualmente, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal. Uma entrada permanente (EP) para a festa custa 23€ até 03 de setembro e depois custa 34€. O Odivelas Noticias vai ofecer 1 EP a cinco dos nossos leitores. Para concorrer basta responder a esta pergunta: Qual o Grupo de Teatro que vai ser homenageado nesta edição da festa no Palco Avanteatro?

Envie a resposta até 23 de agosto para o e-mail: passatempos@odivelasnoticias.pt. Entre todas as respostas certas serão sorteadas as cinco EP’s.

Entretanto vá acompanhando o Odivelas Notícias Digital para saber mais sobre a festa.

 Avanteatro – Um palco que é também uma forma de resistência!

Nesta edição do Avanteatro destaca-se o grupo O Bando. Trata-se de uma justa homenagem a uma companhia histórica do teatro português a que se juntarão várias outras companhias e, sobretudo, uma expressão de solidariedade para com as imensas dificuldades que a política cultural (se assim se pode chamar) dos sucessivos governos está a impor aos criadores. Para relembrar as conquistas conseguidas com o 25 de Abril de 1974, também o espectáculo, “Reforma Agrária. 40 anos. Três vozes do Teatro” merece destaque.

Fundado em 1974, o grupo de Teatro O Bando é uma das mais antigas cooperativas culturais do País, tendo na sua génese o teatro de rua e as actividades de animação para a infância, em escolas e associações culturais, integradas em projectos de descentralização, que hoje prosseguem. O grupo de Teatro O Bando apresentará três espectáculos, sendo que a própria escolha dos espectáculos a apresentar no Avanteatro teve em conta o percurso do grupo: um deles, D. Afonso Henriques, estreado em Novembro de 1982, é sem dúvida uma das grandes criações d’ O Bando. As outras duas peças d’ O Bando, inspiradas em obras de Virgílio Ferreira, são Em Nome da Terra e Senhor Imaginário.

Como expressão da vida e da luta, o espectáculo, Reforma Agrária. 40 anos. Três vozes do Teatro encenado e interpretado por encenadores e actores que passaram pelo Cendrev (outra das grandes companhias teatrais portuguesas) e produzido pela associação cultural É Neste País, parte de documentos autênticos da Reforma Agrária, como entrevistas, depoimentos, discursos e textos programáticos, e junta-os às memórias dos próprios artistas, que testemunharam essa grande e exaltante transformação que se produziu no Alentejo na sequência da Revolução de Abril e participaram em dezenas de espectáculos em Unidades Colectivas de Produção e cooperativas, nas herdades libertadas do latifúndio.

Da programação constará ainda O Homúnculo, de Natália Correia pelo Teatro Estúdio Fontenova. Nunca foi encenado e levado à cena por uma companhia profissional; o Teatroensaio, traz o espectáculo Transumância; a Companhia de Teatro de Almada apresenta a sua adaptação da obra de Eça de Queirós, o Mandarim, e a Companhia de Teatro do Algarve, Nossa Senhora da Açoteia, interpretado por Luís Vicente.

Mas nem só de teatro se faz o programa do Avanteatro, a música, a dança e o cinema não poderiam faltar. Apresentamos assim para os mais novos, duas propostas, divididas pelas manhãs de sábado e domingo: Religações, da Companhia de Dança de Almada; e Taleguinho, Costurar Cantigas e Histórias, com Catarina Moura e Luís Pedro Madeira. A música estará igualmente presente, com vários espectáculos no Bar: O Barco Azul, de André Santos & MOB Ensemble; Seiva; Kharga e os Roncos do Diabo. A dança vem do País Basco, com Pasado Perfecto, de Horman Poster. O cinema documental tem o seu espaço, este ano com o filme de Zelito Viana Augusto Boal e o Teatro do Oprimido.

 

Os artistas

Brigada Victor Jara

Tabanka Djaz e Dany Silva

Jorge Moniz Quarteto

Sensi,

Janita Salomé

Tributo a Pete Seeger

Marta Ren

Capicua

Marta Hugon

HMB c/ Sir Scratch e Da Chick

Paus

Sebatião Antunes & Quadrilha

Xutos & Pontapés

Sexteto de Jazz de Lisboa

Fausto

A Festa vai ao cinema!

Jon Luz

Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa

Mimicat, António Chainho, Banda Bassotti, Dead Combo

Ensemble Super Moderne

Linda Martini

Viralata

Terrakota

The Last Internationale

Cais Sodré Funk Connection

Eneida Marta

Expensive Soul

Serushiô

ISGA Collective

Txarango

Dealema

Gazua

Pedro Mestre

Bubblegum Screw

Prana