A Associação Tira-me da Rua (ATR) desenvolve o Projeto Tira-me da Rua no Bairro do Barruncho, na Póvoa de Santo Adrião, que surge da necessidade de resgatar as crianças da rua, afastando-as do tráfego de drogas e do banditismo, dando-lhes uma possibilidade de crescer de forma segura e de inserção na sociedade. A ATR, apostou na primeira turma de jovens integrantes do projeto, ao inscreve-los no XII Campeonato Ibérico (Portugal e Espanha) da Escola Abadá – Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte) em Madrid, Espanha, que decorreu de 05 a 07 de fevereiro de 2016. O evento contou com a participação de 230 capoeiristas e 70 competidores, entre os quais 8 atletas, na sua maioria do Bairro Social Quinta do Barruncho, sob orientação da ATR em parceria com a Abadá Capoeira Lisboa.

Estes atletas mostraram que o treino e dedicação dão o seu fruto ao conquistarem o 1º Lugar por Júnior Fernandes (Cucu) e o 3º Lugar por Nilton Borges (Bubu) na Categoria C, numa prova difícil, na qual passaram por várias fases até subir ao pódio. É importante referir que, é a primeira vez que estes atletas, participaram numa competição deste género, onde marcaram claramente a diferença entre os demais atletas ao mostrar com vigor, talento e treinamento que todos eles estavam aptos para a vitória.

Os restantes atletas da ATR também se destacaram, ao ficar entre os melhores. Destaque igualmente, para os colaboradores no Projeto Tira-me da Rua ao conquistarem: 3º Lugar por Pedro Mendes (Carter) na Categoria B (Masculino), 1º Lugar por Nadiya Shahaibi (Kriola) na Categoria A (Feminino) e 1º Lugar por Yuri Bumba (Kalu) na Categoria A (Masculino).

O bom resultado dos participantes que competiram por Portugal, levou a que vencêssemos também como melhor país, mesmo com um número de atletas reduzido.

O evento contou com a presença de um dos melhores e maiores mestres na história da Capoeira, o Mestre Camisa, Presidente da Abadá – Capoeira, de quem os nossos atletas deste primeiro projeto,  Caio Miguel, Roger Fernandes, Stefan Bumba, Eduardo Carvalho, Gelson Borges, Nilton Borges, Júnior Fernandes, Edgar Cardoso, aproveitaram para absorver o máximo de informação que este titã da capoeira e da vida partilhou.

Agradecimentos: ATR, Escola Carlos Paredes, Mestrando Cascão, Jorge Spencer, Paula Morais, Abadá Capoeira Lisboa.

Texto: ATR