Mercado Saloio em Famões

Um evento para criar tradição

Nos dias 29 e 30 de abril e 01 de maio, decorreu junto ao Moinho da Laureana em Famões a 2ª edição do Mercado Saloio promovida pela Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões em parceria com a empresa TrásEventos que contou com vários espetáculos, para além dos vários standes de produtos regionais e de comes e bebes. Inicialmente marcado para os dias 15, 16 e 17 de abril o evento foi adiado devido ao mau tempo previsto para essa altura.
No ato inaugural estiveram os vereadores Edgar Valles e Mónica Vilarinho, bem como a presidente da autarquia da Pontinha/Famões, Corália Rodrigues com a animação a cargo dos Arrufarte.
Na noite de sexta-feira houve música popular portuguesa com Vítor Ginja e Beto. No sábado à tarde atuou o Grupo de Danças e Cantares do Casal do Rato e à noite o Grupo de Baile Nova Fase com João Loureiro e Andreia Fernandes. Na tarde de domingo a animação musical esteve a cargo de Zé Barbosa e Ricardo Jorge.
Ao Odivelas Notícias a presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, Corália Rodrigues, fez um balanço positivo do evento, apesar de não ter tido a adesão que se esperava e que aconteceu na edição do ano passado. Mas, apesar disso, «Cumprimos o objetivo de criar em Famões uma marca. O facto de o mau tempo nos ter levado a adiar o evento por 15 dias criou alguns condicionantes levando a que algumas das participações de comerciantes e instituições não se poder concretizar por já estarem comprometidos com outros locais. Mas, pelo que apurámos, de uma forma geral os comerciantes e as instituições participantes gostaram».
Para a autarca o evento é para continuar em edição anual embora considere que talvez seja necessário fazer uma alteração de data e realizar a iniciativa mais para o verão para não correr o risco de mau tempo uma vez que, como diz o ditado «Abril águas mil».