A mudança política em Loures também mudou o Carnaval Saloio que este ano voltou ao seu percurso original passando pela rua principal da cidade com o palco e a tribuna instalados de novo perto do edifício da Conservatória do Registo Civil. Mais de 1.000 figurantes e 13 carros alegóricos dos vários grupos do carnaval mantiveram a tradição desfilando pelas ruas da cidade animados pela música da Banda Xeques Orquestra e pela vontade de celebrar este dia de folia como um “tubo de escape” para todas as preocupações que afetam o nosso quotidiano. Milhares de pessoas assistiram ao desfile que este ano, tal como já acontecera em 2013, tinha acesso gratuito.

Cabeçudos

O mote escolhido pela Associação do Carnaval de Loures para esta edição leva-nos ao mundo da imaginação e, para os mais velhos, à nostalgia, com os filmes e personagens que constituíram o seu mundo infantil. Sonhos de Criança foram agarrados por todos os grupos participantes e a Branca de Neve e os Sete Anões, o Pinóquio, os Três Mosqueteiros, o Capuchinho Vermelho, os Sallon dos Western Americanos, entre outros, trouxeram-nos imagens dos tempos em que andávamos de calções, jogávamos à boa nas ruas, fazíamos corridas de carros de esferas ou rolávamos os arcos bem guiados pela gancheta.
Mas, se os desfiles do corso foram a 02 e a 04 de março, o Carnaval Saloio começou antes e vai terminar depois. O arranque da folia saloia começou a 28 de fevereiro, logo pela manhã, com o Desfile de Carnaval Infantil que contou com a participação de várias escolas do concelho de Loures, começou no Pavilhão Paz e Amizade e terminou nos Paços do Concelho.
No sábado, 01 de março, o Largo 4 de Outubro recebeu os Reis do Carnaval, que seguiram depois para o Pavilhão Paz e Amizade onde decorreu o baile com a Banda Xeques Orquestra que animou todos os eventos carnavalescos desta edição do Carnaval Saloio.
Na segunda-feira, dia 3, foi a vez do Baile Trapalhão, no Pavilhão Paz e Amizade. A despedida do Carnaval Saloio 2014 aconteceu na noite de quarta-feira, 05 de março, com o já tradicional Cortejo Fúnebre e Leitura do Testamento do Rei Momo, seguido de artifício, no Parque da Cidade.
Como sempre os momentos mais marcantes deste carnaval foram os desfiles do corso, no domingo e na terça-feira. No domingo as coisas não correram muito bem com S. Pedro a abrir as torneiras do Céu e a chuva a cair com força. O corso, apesar do mau tempo ainda saiu mas, por decisão da organização apenas deu a primeira volta. Embora cerca de 10 mil pessoas ainda tivessem ido assistir, mais de 20 mil (tendo em conta números de edições anteriores) foram assustados pela chuva.
Na terça o sol deu um arzinho da sua graça e neste dia voltou-se aos números grandes do Carnaval Saloio com mais de 20 mil visitantes (na estimativa da organização) a encher as ruas por onde o corso passou,
Os cabeçudos abriram o desfile. Depois relembrando as terras e os tempos saloios veio o carro alegórico do Grupo Os Saloio de Loures,  com a recriação do amanho das terras, da criação das galinhas e dos porcos, da agricultura dos tomates, alfaces e rabanetes, manifestado o seu orgulho na origem saloia.
As Mastronças do Moulin Rouge, grupo composto por homens vestidos de mulher e que este ano assinala 36 anos de existência, foi o bloco seguinte no desfile trazendo a Barbie de Loures. Depois o Grupo de Ponte de Lousa apresentou os Mosqueteiros, dando lugar ao Grupo do Infantado com o Circo.
Seguiu-se o Grupo do Carnaval dos Bombeiros Voluntários de Loures com a Branca de Neve e os Sete Anões, dando lugar ao Grupo Marzagão com os seus Marinheiros. Os Samaritanos do Barro foram o bloco seguinte, com Alice no País das Maravilhas seguido pelo Grupo Renascer da Tradição, que relembraram os filmes Western Americanos e pelo Grupo Palhaços da Arieira com os seus palhaços e ilusões.
O Grupo Murteirense desfilou de seguida, relembrando o herói da banda desenhada e do cinema, Super-Homem. Pinóquios e Fadas  foram trazidos pelo Grupo da Manjoeira e Grupo de A-das-Lebres trouxe o lobo, o Capuchinho Vermelho e a avozinha. Como sempre o último carro do desfile trouxe os Reis do Carnaval Saloio de Loures.

Bombeiros Voluntários de Loures

Grupo A-das-Lebres

Acordo  da CML com Associação do Carnaval de Loures

A Câmara Municipal de Loures e a Associação do Carnaval de Loures assinaram entretanto um acordo que estabelece formas de cooperação entre as duas entidades baseadas no aproveitamento das potencialidades de cada uma para a realização de atividades específicas que desenvolvam no âmbito do Carnaval Saloio 2014.
No documento, aprovado por unanimidade, em reunião do executivo, destaca-se, entre outras medidas, o comprometimento do Município em apoiar financeiramente a Associação do Carnaval de Loures, no ano de 2014, no montante máximo de trinta mil euros.

reportagem