No início madrugada de sábado para domingo (19/20 julho) uma criança de três anos morreu em consequência de ter tocado num poste de iluminação colocado no Parque Urbano do Silvado, para a iluminação das Festas da Cidade que terminaram este domingo.

Segundo o Odivelas Notícias apurou a criança começou a sentir-se mal ao tocar no poste. A criança foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários de Odivelas e transportada ao Hospital Beatriz Ângelo em Loures mas não sobreviveu.

Segundo informação da PSP as causas da morte são ainda desconhecidas, sabendo-se apenas que a criança que estava no local acompanhada pelo pai teve convulsões depois de tocar no poste e caiu inanimada.

Em comunicado da Junta de Freguesia de Odivelas, assinado pelo seu presidente, Nuno Gaudêncio, a autarquia «Manifesta o seu profundo pesar pelo incidente ocorrido na madrugada de domingo, no recinto onde se realizam as Festas da Cidade de Odivelas.

A Junta de Freguesia em estreita colaboração com as autoridades competentes, encetou todas as diligências necessárias com vista ao apuramento dos factos, assumindo total cooperação com todos os envolvidos.

À família e amigos do pequeno João Martins, neste momento de dor, expressamos as nossas mais sentidas condolências».

O presidente da JFO esteve no local acompanhado por técnicos e assegurou que o poste não tem passagem de corrente.

Segundo fonte da EDP, citada pela Lusa, a empresa não é responsável pelo coluna de iluminação em causa que foi colocada pela organização das festas.«Os nossos técnicos foram ao local e verificaram que o equipamento não é da nossa responsabilidade». Segundo a fonte da Lusa a EDP apenas forneceu energia elétrica, a pedido dos organizadores das festas, através de um ponto de ligação, com um contador.

Nuno Gaudêncio explicou que a instalação elétrica no recinto de festas foi acompanhada, como é de lei, por um técnico credenciado.