O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas esteve na passada sexta-feira no Centro Infantil de Odivelas a distribuir um comunicado dirigido à população de Odivelas e aos trabalhadores da instituição onde alertam para a situação que o centro vive e acusam a  Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Instituto da Segurança Social (ISS-IP) de quererem  querem desresponsabilizar-se do Centro Infantil de Odivelas.

Diz o comunicado que «Desde o ano de 2011 que o Governo decidiu que alguns Equipamentos do ISS-IP passariam a ser geridos pela SCML.

Passados três anos, a SCML e o ISS-IP querem desresponsabilizar-se destes equipamentos através de um “memorando de entendimento” em que definem que vários destes equipamentos deixarão de ter gestão da SCML»

Para o sindicato esta situação significa que o ISS-IP vai querer colocar o Centro Infantil de Odivelas e o Lar de Odivelas ou em gestão privada, ou entregues a uma IPSS (Sector da Economia Social).

Segundo o comunicado «Os custos de uma situação deste tipo recaem sobre os utentes: uma seleção de utentes conforme o seu poder económico, relegando para trás os que não puderem pagar. O encerramento destes equipamentos é outro caminho que também se pode colocar».

O sindicato considera que «É tempo de a população de Odivelas se mobilizar na defesa destes equipamentos, mantendo-os dentro da esfera pública e exigindo a manutenção do atual tipo de gestão».