Embora seja um dos sete sacramentos da igreja católica, o Baptismo ou pelo menos a atribuição de padrinhos a uma criança é normalmente um dos procedimentos a ter em consideração após o nascimento de um bebé. O Baptismo é a iniciação da criança na vida cristã, tendo nos padrinhos um exemplo de fé, suporte e encaminhamento ao longo da vida. Este sacramento é antes de tudo um compromisso contraído entre os pais e os padrinhos da criança. É um ritual onde a água simboliza a pureza e é concedido o perdão ao chamado pecado original com que a criança vem ao mundo.
No entanto, além das “funções” religiosas, os padrinhos assumem ainda o compromisso de cuidarem da criança na ausência do pai ou da mãe. Por este motivo a escolha dos padrinhos deve ser uma decisão ponderada e responsável. O padrinho ou a madrinha de uma criança deve reunir os requisitos que nós enquanto pais consideramos próximos dos nossos valores pessoais e ter uma visão educativa correspondente. Deve portanto, ser a pessoa indicada a substituir-nos caso algo nos aconteça. Deve dar-nos a tranquilidade enquanto pais de sabermos que o nosso filho fica bem entregue e que aquela pessoa desempenhará um papel paternal ou maternal com tanta qualidade como nós o faríamos.
Os padrinhos assumem assim o papel de anjos protectores na vida de uma criança, mantendo a sua presença assídua e tornando-se um referencial. Não substituem os pais nem assumem a sua responsabilidade, mas mantêm a sua posição de orientação e apoio, onde o afecto deve ser uma constante.
É de desmitificar a ideia de que os padrinhos assumem a guarda legal das crianças aquando da “ausência” dos pais, pois na realidade em termos legais é dada primazia a outros familiares. Os padrinhos não estão legalmente obrigados a cuidar de uma criança, é uma questão mais voltada para a espiritualidade e religião. O padrinho ou a madrinha deve efectivar o seu papel com mais ênfase quando estas situações ocorrem, pois é nesse momento que o seu afilhado mais precisa de apoio e orientação.
Ser padrinho de uma criança é mais do que uma honra, é um atestado de confiança depositado em nós. Regra geral os pais querem o melhor para os seus filhos, e como tal se foi escolhido para padrinho, sinta-se honrado e fique com a certeza que foi eleito o melhor entre os melhores. Por isso, não quebre a confiança depositada em si.
(Aos meus afilhados, uma única frase: Estou sempre aqui. Aos meus padrinhos, uma única palavra, porém mágica: Obrigada.)