No âmbito da entrevista a Jorge Spencer publicada na edição da passada semana do Odivelas Notícias solicitámos uma entrevista a Ana Monteiro, prioresa da Confraria da Marmelada de Odivelas, que declinou a nossa solicitação afirmando que a direção iria enviar um comunicado como resposta à entrevista. Publicamos esse comunicado na íntegra.

 «No seguimento da tomada de posição do Conselho Fiscal, mormente da demissão do seu presidente, a Direção da Confraria da Marmelada de Odivelas vem deste modo repudiar e expressar a sua indignação pela falta de lealdade e cumplicidade institucional revelada por parte do ex-presidente do Conselho Fiscal, senhor Jorge Spencer que culminam com as declarações prestadas à comunicação social.

Repudiamos, igualmente, as razões apresentadas como justificação para a sua demissão, porque as mesmas estão pejadas de inverdades, assim como advêm de alguém que raramente participou na atividade confrádica levada a cabo desde 2009, o que implica, como agora se prova, um desconhecimento completo do que é uma Confraria e de quais são os deveres, obrigações e direitos de um Confrade.

Informamos, de modo a clarificar toda esta situação e porque estamos de bem e de forma descomprometida no movimento confrádico que a Direção tomará as decisões que entenda melhor defendam e salvaguardem a Confraria, esclarecendo em sede própria e não na praça pública aqueles que são a sua essência, os seus Confrades e Confreiras, escusando-se a esgrimir considerações publicamente.

A Direção da Confraria da Marmelada de Odivelas entende que a resposta a todas estas incongruências e tentativa de fazer implodir e criar clivagens dentro da Confraria, não terão o efeito desejado, pondo deste modo termo a qualquer tipo de protagonismo a quem pouco ou nada fez para o merecer.

Da nossa parte continuaremos a trabalhar com o mesmo afinco, empenho, dedicação e rigor como fizemos até aqui, revelando aos nossos Confrades toda a nossa atividade e a forma como a fazemos. É pela Marmelada e pelos seus Produtores que trabalhamos, não para sustentar ou alimentar egos desmedidos de quem se acha detentor de todos os direitos.

Como nota final, gostaríamos de referir que estas são as únicas palavras que a Direção da Confraria proferirá sobre este assunto.

A Direção da Confraria da Marmelada de Odivelas»

Confraria da Marmelada-