A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Odivelas (AHBVO) assinalou no domingo, 29 de junho, o seu 117º aniversário com um conjunto de iniciativas que tiveram o seu ponto mais alto na Sessão Solene Comemorativa que contou com a presença de entidades autárquicas, dos bombeiros e proteção civil e onde foi entregue à associação a Fénix de Ouro, o mais alto galardão concedido pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Como é tradicional nos bombeiros os festejos começaram com o Hastear das Bandeiras. Eram 08h00 quando perante a formatura subiram ao mastro a Bandeira Nacional, do município e da associação. Duas horas depois teve lugar a Romagem ao Cemitério de Odivelas onde foram depositadas flores nas campas dos bombeiros e dirigentes falecidos.
À tarde na parada improvisada em frente ao quartel fez-se a formatura geral com o corpo de bombeiros e fanfarra para a receção às entidades convidadas. Seguiu-se a bênção pelo padre Rui Valério, da Póvoa de Santo de Adrião, de duas novas viaturas ao serviço do corpo de bombeiros: Um todo terreno ligeiro como viatura de apoio, oferecido por Amadeu Batista & Filhos e uma plataforma elevatória adquirida pelo corpo de bombeiros para apoio a várias atividades da comunidade como colocação de imunização de natal ou poda de árvores. Esta viatura, comprada usada foi transformada e recupera pelos voluntários do corpo de bombeiros e recebeu o nome de Mário Viana, o saudoso 2º comandante da corporação falecido há cerca de dois anos. A placa com o nome da viatura foi descerrada pela viúva e pelo filho de Mário Viana, atualmente adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Odivelas.
Ainda antes da Sessão Solene foram inauguradas as instalações do novo Centro de Formação dos Bombeiros Voluntários de Odivelas que para além da utilização pelos bombeiros vai também ser disponibilizada, por aluguer, a instituições ou empresas que dela necessitem. Nestas instalações foram investidos perto de 80 mil euros, sendo que 68 mil foram cedidos pela Câmara Municipal de Odivelas, como respetivo cheque a ser entregue neste aniversário.
Na mesa da Sessão Solene Comemorativa estiveram Susana Amador, presidente da Câmara Municipal de Odivelas; Corália Rodrigues, presidente da Junta União das Freguesias da Pontinha e Famões; Ilídio Ferreira, presidente da Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças; Nuno Gaudêncio, presidente da Junta de Freguesia de Odivelas; Rogério Breia, presidente da Junta das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto; Carlos Mata, comandante operacional distrital de Lisboa da Autoridade Nacional de Proteção Civil; Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses; Manuel Varela, em representação da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa; Vieira da Silva, presidente da Mesa da Assembleia Geral da AHBVO; Eugénio Marques, presidente da direção e Carlos Dinis, comandante do corpo de bombeiros.
Entre os convidados estavam representantes de várias associações e corpos de bombeiros, de instituições e coletividades do concelho bem como os vereadores Hugo Martins, Paulo César e Mónica Vilarinho.
Para além das intervenções a sessão contou ainda com alguns dos momentos mais altos na vida das associações de bombeiros: A imposição de divisas de bombeiro de 3ª de 12 estagiários que concluíram a sua formação de bombeiros e a passagem ao posto imediato de 13 bombeiros que receberam as divisas de 2ª,bem com o a entrega de Medalhas de Assiduidade da AHBVO, Câmara Municipal de Odivelas e Liga dos Bombeiros Portugueses. A medalha de 5 anos da associação foi entregue a seis voluntários; a de 10 anos a 4; a de 15 anos a outros 4; a de 20 anos a 1; a de 25 anos a 1 e a de 30 anos também a um bombeiro.
A medalha de 10 anos da Câmara de Odivelas foi entregue a 7 bombeiros.
A medalha de 5 anos da Liga de Bombeiros Portugueses foi entregue a 6 voluntários; a de 10 anos a 7; a de 15 anos a 3; a de 20 anos a 1 e a de 25 anos a 1 também.
Ainda no decorrer da cerimónia a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Odivelas entregou a sua Medalha de Honra a pessoas e instituições que colaboraram com a associação. Foram agraciados o Rotary Club de Odivelas; as empresas Fernando & Maria Melo e Amadeu Batista & Filhos, bem como ao ex-comandante distrital Moreira Vicente.
No período de intervenções usaram da palavra o comandante do corpo de bombeiros, o presidente da direção, o presidente da Junta de freguesia de Odivelas, o comandante operacional distrital de Lisboa, o representante da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e a presidente da Câmara Municipal de Odivelas.
Por todos os discursos passaram a situação difícil que o país e as associações de bombeiros atravessam com as exigências de mudanças na política governamental para os bombeiros. Elogios á associação aniversariante também foram unanimes em todas as intervenções dos convidados. (Pode ouvir o áudio integral das intervenções no Odivelas Notícias Digital em www.odivelasnoticias.pt).
Após a sessão foi servido um lanche ajantarado com sardinha assada e febras bem como cantados os parabéns e sopradas as velas correspondentes ao 17 aniversário.

1 2 3 4 5 7