De 20 a 24 de janeiro decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas o European Jiu-Jitsu IBJJF Championship 2016 que trouxe ao concelho de Odivelas 3.500 atletas de 75 países e que resultou de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ju-Jitsu Brasileiro e a Câmara Municipal de Odivelas que, apresentaram uma candidatura vencedora ao organismo internacional responsável por estas competições a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation.

No dia 22 de janeiro, já com a competição a decorrer, foi assinado no auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas o protocolo entre a Câmara Municipal de Odivelas e a Federação Portuguesa de Ju-Jitsu Brasileiro que estabelecia as normas para a realização do evento. O documento foi assinado por Hugo Martins, presidente da câmara e por Augusto Silva, presidente da federação.

Hugo Martins e Paulo César Teixeira, vice-presidente da CMO e vereador do Desporto marcaram também presença durante as competições, que foram assistidas por vários milhares de pessoas ao longo dos cinco dias da competição que viria a ser vencida por um português, Pedro Ramalho, de 21 anos, na faixa castanha (dois níveis abaixo do grau de mestre). Este é o segundo título consecutivo de Pedro Ramalho nesta competição uma vez que, no ano passado, venceu a faixa roxa (nível que antecede o castanho e a terceira na hierarquia de graduação do jiu-jitsu).

Depois de eliminar vários atletas ao longo da manhã, o jovem Pedro Ramalho levou ao rubro o pavilhão ao vencer na final dos atletas de faixa castanha o brasileiro Robson Odílio.

Logo no primeiro dia da prova, na categoria branca  (master 2, light feather), Demétrio Fidalgo da Academia Perfit e do Romana Fight Team, bateu na final Gerry Deblauwe da PAT Academy BJJ.

Após a vitória, o atleta português, em declarações à agência Lusa afirmou estar «Muito feliz, este é o melhor sentimento do mundo. É o primeiro ano na faixa castanha, foi muito difícil, mas felizmente consegui. O público foi incrível, se não fossem eles não tinha metade da força e só posso agradecer por todo o apoio que me deram».

Pedro Ramalho sublinhou as dificuldades que sentiu ao longo de toda a competição porque encontrou «Lutadores muito bons». O atleta confessou que «Foi muito complicado chegar até à final, esta é uma categoria com lutadores muito bons, tem muita gente e é muito dura, mas estou muito feliz. Agora é pensar em Abu Dhabi, vem aí o campeonato mundial profissional em abril. Venci o ano passado na faixa roxa e este ano vou tentar fazer o mesmo na faixa castanha».

O treinador do jovem atleta também manifestou a sua alegria pela vitória e referiu, à agência Lusa, que o seu pupilo praticou sempre «Um bom jiu-jitsu», acrescentando que «O Pedro é um atleta muito dedicado, faz um trabalho muito sério na academia, é uma pessoa muito humilde e isso também o ajuda a estar no lugar onde está. Estou sem palavras para expressar a minha alegria, dois anos consecutivos campeão europeu, sempre praticando um bom jiu-jitsu e estou muito feliz».

Também à Lusa o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ju-Jitsu Brasileiro, Diogo Valença, fez um balanço muito positivo da prova, que considerou ter sido um autêntico sucesso. «Devido ao constante aumento do público, sentimos necessidade de procurar uma infraestrutura maior e o pavilhão de Odivelas é o maior antes do Meo Arena, e recebendo o apoio do município de Odivelas conseguimos trazer para aqui esta prova que é um autêntico sucesso a todos os níveis. Mais uma vez batemos o recorde de atletas inscritos, 3.500, é o maior evento da modalidade feito no mundo, e estamos muito satisfeitos».

Em declarações ao Odivelas Notícias, Paulo César Teixeira, vice-presidente e vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas fez um balanço muito positivo deste evento explicando que «Estes tipo de acordos e de provas têm sido muito importantes para nós porque dinamizam muito o concelho e as atividades económicas na área do município. Uma prova desta dimensão, com 3.500  atletas e pelo menos mais duas mil pessoas ligadas aos atletas, treinadores, preparadores físicos, familiares e outros, para além dos espetadores, representa um número  muito significativo de pessoas que estiveram aqui no concelho, durante quatro dias, a consumir no comércio local».

Para além do fator económico há ainda «O importante fator da promoção de Odivelas a nível nacional e internacional que nos ajuda a afirmar no âmbito da competitividade territorial. Neste momento o concelho de Odivelas é conhecido a nível nacional e internacional por esta e outras grandes provas que se têm realizado no Pavilhão Multiusos de Odivelas», sublinhou o vereador, acrescentando que «Hoje em dia já não somos nós que vamos atrás das provas mas são os seus organizadores que procuram a Câmara Municipal de Odivelas para fazer aqui os seus eventos, como aconteceu neste campeonato europeu com a Federação Portuguesa de Ju-Jitsu Brasileiro a contactar a autarquia para aqui realizar a prova, o que para nós é tranquilizador e sinal de que o concelho tem condições para estes eventos. Para além das infraestruturas temos condições técnicas para ajudar a organizar as provas e até as candidaturas aos organismos internacionais que as organizam», reforçou.

A Câmara Municipal de Odivelas para além de ceder as instalações e o transporte dos atletas dá ainda a ajuda técnica necessária. Todas as outras situações, como a segurança e a limpeza, são pagas pelos organizadores.

Para este ano estão previstas várias provas no Judo e a CMO tem a esperança de que a Taça do Mundo dessa modalidade se volte a realizar este ano em Odivelas.

Quanto a outras provas internacionais o vereador defendeu a existência em um pequeno intervalo, pelo menos até à primavera, referindo que há várias modalidades com muitas centenas de atletas em permanência no multiusos e que para estas provas se realizarem essa atividade tem se ser interrompida e o município não quer prejudicar muito essas atividades bem como os treinos dos clubes que ali se realizam.

O Clube Académico de Odivelas e a Associação Recreativa e Cultural Indo Portuguesa (ARCIP), bem como o ISCE realizam os seus treinos naquele equipamento municipal.

As modalidades praticadas neste momento no Multiusos por iniciativa municipal são: Karaté, Kicboxing, Ginásio de Cardiofitness e Musculação, Jiu-jitsu/MMA, Ballet Clássico (Adultos e Crianças), Judo, Taekwondo, Escola de Futsal, Aulas de Grupo (Push-pump, GAP, ABS, Localizada, Step e Zumba) estando previstas para breve Cycling e Esgrima.