1 – O REGRESSO DO PSD: Na última 6ª feira, dia 29 de abril, a Assembleia da República procedeu à votação de diversos Projetos de Resolução que acompanharam os eixos do Programa Nacional de Reformas. Saúda-se este regresso do PSD às iniciativas parlamentares depois de uma ausência prolongada por ocasião do OE 2016, onde não apresentou qualquer proposta e votou contra a proposta final do OE. Considerando que muitas das propostas social-democratas são semelhantes a iniciativas já apresentadas e aprovadas pelo PS, os deputados socialistas, por razões de coerência e sem preconceitos, votaram a favor de muitas das propostas do documento, sendo que, para isso, as propostas foram votadas individualmente ou agrupadas. Sempre fomos um partido de diálogo e sobretudo de convicções.

2 – 1º DE MAIO: Este ano o 1º de Maio assumiu dupla significância e tripla dinâmica: O Dia do Trabalhador que, contrariamente ao que considera o líder da oposição, Pedro Passos Coelho, continua a ter enorme significado e mantém intactos os seus valores; o Dia da Mãe, que continua a homenagear as mulheres e a família e por isso mantem sempre atualidade envelopada em afeto e, ainda, o importante encontro sobre educação promovido pela JS, que teve lugar em Coimbra, e no qual participei como oradora na qualidade de vice-presidente do GP-PS. Saúdo ainda a Camara de Odivelas, na pessoa da Vereadora Mónica Vilarinho pelo intenso e diverso mês da Juventude que encherá Maio de vida, música e futuro.

3 – EDUCAÇÃO 1: Porque é fundamental auscultar os agentes educativos e conhecer os territórios, os Deputados da Comissão de Educação deslocaram-se na passada 2ª feira, dia 2 de maio, a Matosinhos, onde tivemos a oportunidade de abordar e discutir as problemáticas e soluções para a educação no âmbito da descentralização.

4 – EDUCAÇÃO 2: No dia seguinte, 3ª feira, e de novo como coordenadora do grupo de trabalho para a descentralização de competências na educação, estive em Cascais, num encontro de trabalho que reuniu os agentes educativos, nomeadamente diretores escolares, professores e pais, bem como, os membros do Conselho Municipal Educação de Cascais e os autarcas locais. Esta reunião foi importante e fecunda, desde logo, porque Cascais foi um dos primeiros municípios que celebrou com o Ministério da Educação um contrato interadministrativo de delegação de competências, o que permitiu conhecer devido ao seu histórico, os prós e contras deste modelo.

5 – MAIS TRANSPARÊNCIA: Foi com honra e satisfação que aceitei o convite para integrar a nova Comissão Parlamentar para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas. Trata-se de uma comissão, coordenada pelo Deputado PS, Pedro Delgado Alves, que pretende promover e fomentar a transparência e valorizar a meritocracia junto dos detentores de cargos públicos, por forma a melhorar as boas práticas nas instituições e na Administração Pública. É com sentido de responsabilidade e confiança renovada que aceitei este desafio, na expectativa de que possa, ainda que modestamente, contribuir para o reconhecimento e claridade do serviço público.