Carnaval Loures (29) Carnaval Loures (30) Carnaval Loures (31) Carnaval Loures (32) Carnaval Loures (33) Carnaval Loures (34) Carnaval Loures (35) Carnaval Loures (23) Carnaval Loures (24) Carnaval Loures (25) Carnaval Loures (26) Carnaval Loures (27) Carnaval Loures (21) Carnaval Loures (5) Carnaval Loures (7) Carnaval Loures (37) Loures

Carnaval Loures 2016

Como habitualmente o Odivelas Notícias assinala a passagem do Entrudo com uma reportagem do Carnaval Saloio de Loures, realizado no concelho vizinho e que é um dos maiores cortejos carnavalescos na área da grande Lisboa com 14 carros alegóricos, 13 grupos organizados, 1.400 figurantes e talvez um dos mais antigos do país.

«O Carnaval de Loures é, segundo consta, um dos Carnavais mais antigos do nosso país. Não se consegue situar o ano exato do nascimento do Carnaval de Loures, em virtude de não haver registo do início dos festejos mas o registo mais antigo, que temos conhecimento, remonta a 1934» diz a Associação do Carnaval de Loures, entidade que organiza os festejos.

«No inicio as brincadeiras de Carnaval caracterizavam-se pelas piadas satíricas e pelas criticas de escárnio e maldizer a todos os quadrantes da sociedade. A simples mudança das placas de local de consultório de um Médico para uma oficina de ferragens de cavalos ou vice-versa era suficiente para uma brincadeira.

Assistia-se à tradicional “serração da velha” e “às cegadas” que em vários casos eram autênticas peças de teatro e que pela sua singela revelação de factos da vida local desnudavam realidades da nossa zona.

O nascimento do Carnaval de Loures surge através da realização de um festejo, que ainda hoje caracteriza particularmente o nosso Carnaval, até porque é dos poucos locais onde o mesmo se realiza, trata-se do famoso “Enterro do Entrudo”, que se realiza na quarta-feira de cinzas, onde se evoca o Deus Baco e onde se fazem críticas a personalidades e organismos da nossa terra e, até à situação politica que se vive, onde se lê para encerramento das festas o famoso “Testamento”».

Para assistir aos corsos foi necessário pagar o acesso durante muitos anos mas desde 2013 «Como resultado da crise financeira que o país atravessa e da diminuição de rendimento das famílias, que optamos por realizar os cortejos carnavalescos de portas abertas sem cobrar qualquer valor na entrada e desde esse ano que temos presente em Loures mais de 80.000 pessoas a festejarem o Carnaval» explica a organização.

O Carnaval de Loures 2016 teve como tema: Lendas e Mistérios, como «”A Lenda da Nazaré” que nos fala de D. Fuas Roupinho, a “Lenda das Rosas que tão bem conhecemos da história de Portugal, a “Lenda do Arco-Íris” que desde a nossa mocidade sempre ouvimos falar no pote de ouro que existia no final do arco-íris, a “Lenda das Fadas” que a todos em pequenos serviu de imaginação num mundo em que só existia coisas boas, ou mesmo a “Lenda de Bucelas” uma das mais conhecidas da região Saloia».

Com um trabalho de organização e logística que começou logo que terminou o de 2015, o Carnaval de Loures 2016 iniciou-se publicamente a 16 de janeiro com a inauguração de uma exposição na Loja Municipal no centro de Loures e um baile de assalto ao Carnaval que se realizou no Pavilhão Paz e Amizade.

Nos dias 6 e 8 de fevereiro tiveram lugar os bailes que terminaram de madrugada.

Domingo e terça-feira de Carnaval os corsos saíram à rua perante uma assistência de muitos milhares de pessoas.

Para encerrar a festa na quarta-feira foi o Enterro do D. Ocarário, aquele que, segundo a organização, «É o mais conhecido enterro do Carnaval que se realiza em Portugal» com a  leitura do testamento do Rei Momo.

E, para o ano há mais…