Caros amigos esta crónica vai no sentido de complementar o trabalho dos treinadores independentemente da modalidade, isto é, existem alguns procedimentos, hábitos ou recomendações transversais a toda a prática desportiva que são muitos importantes para os Pais ou Encarregados de Educação que tem a seu cargo um atleta em casa que vai muito para lá de ter somente um filho.

Um atleta tem que basicamente comer bem, o que não quer dizer comer muito, e depois descansar bem!

Um treinador pode fazer um micro ciclo muito bem elaborado tendo em conta as cargas físicas, a altura da época e da competição mas após os treinos e quando se chega a casa pode-se destruir todo esse trabalho.

Em primeiro lugar o atleta nunca deve dormir menos de 8 horas diárias sendo as 10 horas de descanso as mais recomendadas, bem sei que as horas dormidas e o seu resultado, depende de pessoa para pessoa mas quando se é atleta existe efetivamente um período de repouso chamado de “retorno à calma” que é essencial para uma boa recuperação após a fase de esforço.

Descanso não quer dizer ficar até ás duas da manha em frente ao computador ou a brincar deitado com a consola, quer dizer DORMIR.

Em segundo lugar o atleta após uma boa noite de descanso, bem dormida, deve comer um bom pequeno-almoço diversificado evitando os açúcares e a meio da manha complementar com uma peça de fruta ou um iogurte para não estar muitas horas sem comer antes de almoço. Este hábito para além de se refletir imediatamente no rendimento escolar e numa maior capacidade de concentração retira de imediato benefícios. Deste modo o atleta adquire uma maior capacidade energética para enfrentar um dia de trabalho que culmina normalmente no final da tarde ou da noite com mais um treino.

Não esquecer de beber muita água, repondo a água em falta e os sais minerais no corpo para além de ser este liquido o maior eliminador de toxinas e gorduras acumuladas no nosso corpo.

As refeições do almoço e jantar deviam começar com uma boa sopa de legumes, como prato principal recomendo um peixinho cozido com brócolos, feijão verde, cenoura, couve flor ou portuguesa cozida e regada com um bom azeite português. A carne é o alimento mais apreciado pela juventude no entanto deve-se evitar as carnes vermelhas que são mais ricas em gordura e apostar mais nas carnes brancas, frango, peru etc. devendo as mesmas ser grelhadas evitando os fritos e os óleos saturados. Recomendo também que o acompanhamento seja à base de arroz, massa ou legumes e uma boa salada de tomate ou alface com umas fatias finas de maça bem temperada com azeite que é nosso e é a melhor gordura do mundo.

Sobremesas… Evitem constantemente os doces e apostem mais na fruta ou nas gelatinas que tem diversos sabores.

Antes de deitar deem um copinho de leite com uma torrada barrada com mel ou doce de frutas evitando as margarinas de origem animal ou vegetal.

Deste modo fazem refeições saudáveis gastando o mesmo dinheiro comendo melhor.

Vejam como o desporto o descanso e a alimentação estão interligados podendo melhorar significativamente a qualidade de vida dos vossos filhos aumentando o rendimento escolar e desportivo assim como a saúde em geral.

Tudo tem um princípio, acreditem que deste modo toda a família pode alterar os seus hábitos alimentares contribuindo para uma família mais saudável e feliz.

Afinal não custa nada RECOMENDAR…